Gato aciona placa de indução e causa incêndio em Coimbra
Um incidente invulgar em Coimbra resultou num incêndio doméstico depois de um gato ter acionado acidentalmente uma placa de indução, o que levou à hospitalização do seu dono por inalação de fumo. O caso serve de alerta para os perigos inesperados que podem surgir da interação de animais de estimação com a tecnologia moderna das cozinhas. Um incidente insólito em Coimbra, onde um gato doméstico acionou acidentalmente uma placa de indução e provocou um incêndio, serve como um alerta moderno para os perigos imprevistos na interação entre animais de estimação e a tecnologia doméstica. O fogo começou quando o animal ligou a placa, sobre a qual se encontrava um objeto de plástico que começou a arder. A consequência mais grave foi a necessidade de assistência hospitalar para o proprietário, de 27 anos, devido à inalação de fumo, o que demonstra que um acidente aparentemente trivial pode ter repercussões sérias para a saúde humana. Este caso destaca uma vulnerabilidade específica das cozinhas modernas: as superfícies de controlo tátil, que são facilmente ativadas pelas patas de um animal curioso. A história, embora peculiar, funciona como uma importante lição de segurança para os donos de animais. Sublinha a necessidade de adotar novas precauções, como manter as superfícies dos eletrodomésticos completamente livres de objetos, especialmente os inflamáveis, e utilizar as funcionalidades de bloqueio de segurança (muitas vezes designadas por "child lock") que muitos destes aparelhos possuem. O resgate bem-sucedido do gato após o incidente é uma nota positiva, mas a principal mensagem é a de que a "casa inteligente" exige uma vigilância igualmente "inteligente" por parte dos seus habitantes para garantir a segurança de todos os membros da família, incluindo os de quatro patas.


Artigos
2Lifestyle
Ver mais
Das paisagens repletas de neve de Oulu, na Finlândia, à gastronomia de excelência de Sevilha, em Espanha, estes são os destinos europeus que tem mesmo de conhecer em 2026.

O gengibre pode ser usado em pó ou através da raiz da planta. Mas sabe como e quando deve usar esta especiaria? Os benefícios estão comprovados, sobretudo no alívio de dores abdominais, mas também deve estar atento às quantidades.

A marca portuguesa, nascida do rebranding da Mustique, apresenta pela primeira vez um conjunto de peças inteiramente produzidas em lã merino extrafina, num passo que visa refletir a sua aposta em materiais de qualidade.

Se tem vindo a esforçar-se para alcançar os seus objetivos profissionais, este mês pode ser o ponto de viragem que tanto esperava.


