Os artigos esclarecem um equívoco comum: as alergias não são causadas pelo pelo em si, mas por proteínas presentes na saliva, urina e, principalmente, nas partículas de pele morta (caspa) dos animais. As raças consideradas hipoalergénicas são aquelas que perdem menos pelo e, consequentemente, espalham menos alergénios pelo ambiente, ou que produzem naturalmente quantidades inferiores das proteínas problemáticas, como a Fel d 1 nos gatos e a Can f 1 nos cães.

No caso dos caninos, são recomendadas raças como o Caniche (Poodle), o Cão de Água Português, o Schnauzer e diversas variedades de Terrier, conhecidas pela sua baixa queda de pelo.

Para os felinos, destacam-se raças como o Siberiano, que, apesar da sua pelagem longa, produz níveis significativamente mais baixos da proteína Fel d 1, tornando-o tolerável para muitas pessoas alérgicas.

Outras opções mencionadas incluem o Balinês e o Sphynx, este último por não ter pelo para reter a saliva.

Estas publicações funcionam como um guia prático para futuros tutores, permitindo-lhes tomar decisões informadas que promovem uma coexistência feliz e saudável, minimizando os espirros e outros sintomas alérgicos associados à presença de animais de companhia.