A iniciativa, denominada 'School4All Caminha', visa promover o desenvolvimento integral das crianças, com um investimento superior a 250 mil euros. O projeto 'School4All Caminha' representa a segunda geração de uma iniciativa semelhante desenvolvida pelo município em 2018 e conta com um financiamento comunitário de cerca de 216 mil euros, complementado por um investimento municipal de aproximadamente 38 mil euros.

O objetivo principal é promover o 'desenvolvimento integral das crianças, com base nos pilares do bem-estar físico, psíquico e emocional'.

A intervenção está estruturada em quatro eixos: atividade física e motora ('CA(M)INHA(AR)'), ensino da música ('SONS e RITMOS'), desenvolvimento da consciência fonológica ('COMUNIC(ARTE)') e a terapia assistida por cães ('ZEROBARREIRAS').

Esta última vertente é descrita como uma 'resposta terapêutica diferenciada e sensível às necessidades individuais das crianças com dificuldades emocionais, de socialização ou comportamentais'. A abordagem com os animais procura promover a 'confiança, a empatia e o bem-estar' dos mais novos, utilizando a interação com cães como uma ferramenta terapêutica. Com este projeto, a autarquia de Caminha reforça o seu compromisso com uma educação inclusiva e promotora de oportunidades desde a primeira infância, destacando o potencial das terapias assistidas por animais no desenvolvimento infantil.