Além disso, ao acolher um “amigo de quatro patas”, a instituição não só oferece um lar a um animal necessitado, mas também educa a sua comunidade académica e o público em geral sobre compaixão e cidadania ativa.
Politécnico de Coimbra adota gato 'União' e promove bem-estar na instituição
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) adotou um jovem gato abandonado, batizado de “União”, que se tornou o novo “companheiro especial” da instituição. A iniciativa, realizada em parceria com a associação Grupo Gatos Urbanos, evidencia uma tendência crescente de responsabilidade social e promoção do bem-estar no seio de instituições de ensino. A adoção do gato União pelo Politécnico de Coimbra transcende o simples ato de resgatar um animal, assumindo um significado institucional e social relevante. A iniciativa surge após o falecimento de um outro gato de que os funcionários cuidavam, demonstrando uma cultura de empatia e cuidado já enraizada na instituição. A escolha de um animal resgatado pela associação “Grupo Gatos Urbanos”, e “escolhido criteriosamente pelo seu carácter afável”, reforça a importância das sinergias entre organizações de bem-estar animal e a comunidade, promovendo a adoção responsável. O nome “União”, atribuído pela presidente do IPC, Cândida Malça, é profundamente simbólico, sugerindo que a presença do animal visa fortalecer os laços e o espírito de comunidade entre funcionários e dirigentes, que partilharão os custos do seu cuidado. Esta decisão posiciona o IPC como um exemplo de responsabilidade social, reconhecendo os benefícios da interação humano-animal no ambiente de trabalho, como a redução do stresse e a melhoria do moral.


Artigos
2
Na altura do Natal, há duas coisas garantidas: a mesa cheia de doces e as campanhas de saldos nas grandes marcas que todos conhecemos. O segundo caso, geralmente só acontece após a Consoada, mas este ano a IKEA decidiu antecipar-se para quem ainda não terminou as decorações natalícias. Os descontos na empresa sueca arrancaram esta […] O conteúdo Natal chegou mais cedo: IKEA está com descontos até 50% em centenas de peças aparece primeiro em NiT.

Embrulhar presentes de Natal nem sempre é tarefa fácil. Entre a falta de papel, os cortes em excesso que acabam no lixo e os embrulhos que, no final, ficam longe do resultado desejado. Foi a pensar nisso que uma portuguesa criou uma solução que promete embrulhos impecáveis e mais sustentáveis. Sara Santos, matemática e investigadora portuguesa, […] O conteúdo Portuguesa apresenta fórmula para embrulhar presentes sem desperdício aparece primeiro em BOM DIA.

Sem surpresa, primeira posição da lista mantém-se igual ao ano passado

Inquérito da Wallapop mostra também que apenas 24% dos inquiridos consideraria voltar a oferecer o artigo como presente a outra pessoa. Ainda, 37% diz que optaria por guardá-la mesmo que não façam tenção de utilizá-la.


