A iniciativa destaca os benefícios da terapia assistida por animais no desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Este projeto envolve a participação de doze grupos de alunos, num total de 80 crianças, que beneficiam de sessões regulares com cães terapeutas.

A intervenção assistida por animais é uma abordagem terapêutica que visa promover melhorias na saúde e bem-estar, recorrendo à interação com animais treinados para o efeito.

No contexto do “Projeto Patinhas 21”, as sessões são estruturadas para ajudar os alunos a desenvolver competências sociais, a gerir emoções e a aumentar a sua autoconfiança num ambiente seguro e motivador.

A presença dos cães atua como um facilitador, quebrando barreiras de comunicação e incentivando a participação das crianças em atividades que, de outra forma, poderiam ser mais desafiadoras. Esta iniciativa em Esposende é um exemplo concreto da crescente aplicação de terapias assistidas por animais em Portugal, especialmente no âmbito educativo e social.

Ao focar-se numa população com necessidades específicas, o projeto demonstra o potencial dos animais como co-terapeutas, capazes de gerar empatia, reduzir a ansiedade e estimular o desenvolvimento cognitivo e motor, reforçando o valor do vínculo humano-animal como ferramenta de inclusão.