Iniciativas em Oeiras e Santarém demonstram uma tendência crescente para atividades ao ar livre que promovem a socialização entre pessoas e animais. Em Oeiras, a entidade Oeiras Viva promove mais uma edição da “Cão-minhada” no dia 21 de dezembro, convidando “tutores e patudos” para uma manhã de convívio e exercício.

Com vagas limitadas, o evento reflete a procura por atividades estruturadas que integrem os animais de estimação na vida social da comunidade. De forma semelhante, em Santarém, o Centro de Recolha Oficial de Animais organiza uma “Cãominhada de Natal” no dia 13 de dezembro, com início no Jardim da República.

A temática natalícia demonstra como estes eventos se estão a fundir com as celebrações sazonais, reforçando o papel dos animais como membros da família.

Estas iniciativas vão ao encontro de estudos que indicam que os donos de cães tendem a ter um maior sentido de comunidade. Segundo uma investigação japonesa, os passeios diários e a frequência de parques caninos fomentam “relações pessoais ancoradas”, ou seja, laços sociais construídos em torno de uma atividade partilhada num local específico.

Estas interações, maioritariamente entre residentes da mesma zona, revelam-se mais eficazes na construção de um sentimento de comunidade do que as amizades tradicionais, que muitas vezes se formam fora do contexto da vizinhança.

As “cão-minhadas” capitalizam este fenómeno, oferecendo um enquadramento organizado para o convívio, promovendo a saúde física e mental de tutores e animais, e fortalecendo os laços sociais locais.