A empresa criou uma nova equipa interna e aumentou o investimento na área, sinalizando uma mudança estratégica para alcançar soberania tecnológica em IA.
De acordo com o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, a Apple formou uma nova equipa designada 'Answers, Knowledge, and Information' (AKI), cuja missão é criar um "motor de respostas" proprietário. Esta tecnologia será a base para futuras versões da Siri, da pesquisa Spotlight e do navegador Safari, permitindo à empresa oferecer uma experiência de IA mais integrada e controlada. Esta iniciativa é vista como uma resposta direta à necessidade de não depender de terceiros, como a OpenAI, para funcionalidades de IA cruciais.
A urgência desta estratégia foi reforçada pelo CEO Tim Cook, que, num discurso interno, declarou ser imperativo para a Apple "vencer na Inteligência Artificial".
Publicamente, Cook também admitiu que a empresa está a realocar um número significativo de recursos para projetos de IA e está "aberta a fusões e aquisições" para acelerar os seus planos. Este foco renovado na criação de um modelo de IA fundamental próprio demonstra que a Apple, apesar de ter chegado mais tarde à corrida da IA generativa, está agora a investir de forma agressiva para garantir o seu lugar entre os líderes do setor.













