Este marco reflete o forte crescimento da Huawei, que registou um aumento de 52% nas remessas em relação ao ano anterior, e um declínio consecutivo nas vendas do Apple Watch. De acordo com dados da Counterpoint Research, a Huawei conquistou 21% da quota de mercado global de 'smartwatches' no período analisado. Em contrapartida, a Apple viu a sua quota descer para 17%, registando uma queda de 3% nas remessas, o que representa o seu sétimo trimestre consecutivo de declínio. O desempenho da Huawei é atribuído a um portefólio diversificado, preços competitivos nos segmentos médio e 'premium', e à força do seu mercado doméstico na China, que foi responsável por mais de três quartos das suas remessas.
A estratégia de ecossistema da marca, centrada no sistema operativo HarmonyOS e na integração com os seus 'smartphones', também consolidou a sua posição. O mercado global de 'smartwatches' como um todo mostrou sinais de recuperação, com um crescimento total de 8%, interrompendo um ciclo de cinco trimestres em queda. Outras marcas como a Xiaomi e a Imoo também registaram crescimentos significativos de 38% e 21%, respetivamente, enquanto a Samsung, à semelhança da Apple, teve uma queda de 3%.
A Counterpoint Research prevê que a tendência positiva do mercado se mantenha, com um crescimento anual projetado de 7% para 2025.














