Esta atualização foi disponibilizada em simultâneo com novas versões para todos os principais sistemas operativos da empresa, unificando a experiência do utilizador em todo o ecossistema.
A principal novidade do iOS 26 é a sua nova interface, que promete uma das maiores renovações visuais desde 2013.
O design "Liquid Glass" introduz um brilho vítreo e um efeito translúcido em várias partes do sistema, como botões e barras de pesquisa, com o objetivo de dar maior destaque ao conteúdo e tornar a navegação mais fluida.
Esta estética foi implementada de forma coesa em todas as plataformas da Apple, com o lançamento simultâneo do iPadOS 26, watchOS 26, macOS 26 Tahoe, tvOS 26 e visionOS 26, alinhando toda a nomenclatura dos sistemas operativos com o ano corrente.
A atualização, que começou a ser distribuída a 15 de setembro, está disponível para uma vasta gama de modelos, desde o iPhone 11 e o iPhone SE de segunda geração até à recém-lançada série iPhone 17. No entanto, modelos mais antigos como o iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max não receberão o iOS 26, ficando de fora das novidades.
Para os utilizadores que preferem uma abordagem mais cautelosa e valorizam a estabilidade, a Apple lançou em simultâneo o iOS 18.7, uma versão focada exclusivamente em correções de segurança e estabilidade, oferecendo uma alternativa para quem não pretende adotar imediatamente o novo design e as funcionalidades mais recentes.











