O iPadOS 26 é apresentado como uma das maiores transformações de sempre para os tablets da marca, com o objetivo de reforçar as suas capacidades de produtividade. Embora os artigos não detalhem as funcionalidades específicas de multitarefa, a ênfase nesta área sugere que a Apple está a responder às críticas de que o iPad, apesar do seu hardware potente, continuava limitado pelo software em cenários de trabalho mais complexos.

A nova versão visa tornar o tablet uma alternativa mais viável a um computador, permitindo uma gestão de janelas e aplicações mais flexível e poderosa.

Visualmente, o sistema operativo adota a nova interface "Liquid Glass", garantindo consistência estética com o iOS 26 e o macOS 26 Tahoe.

Esta uniformidade visual é um pilar da estratégia da Apple para criar um ecossistema coeso e intuitivo, onde a transição entre dispositivos é o mais fluida possível. O lançamento simultâneo com os restantes sistemas operativos da empresa, no dia 15 de setembro, reforça esta visão de um ecossistema unificado.