A novidade já está disponível para teste nas primeiras versões beta do iOS 26.1, iPadOS 26.1 e macOS Tahoe 26.1.
Esta atualização representa um marco significativo para os utilizadores portugueses do ecossistema Apple, que até agora tinham de interagir com a Siri em português do Brasil ou noutros idiomas.
A inclusão da variante europeia da língua portuguesa era uma das funcionalidades mais solicitadas em Portugal, e a sua implementação promete uma experiência de utilização mais natural e precisa para os falantes nativos.
A funcionalidade está integrada no ciclo de testes da primeira grande atualização após o lançamento do iOS 26, o que sugere que a sua disponibilização ao público em geral deverá ocorrer nos próximos meses, assim que o período de testes beta para programadores e utilizadores públicos for concluído. A chegada do português de Portugal à Siri não só melhora a usabilidade dos comandos de voz em iPhones, iPads e Macs, como também reforça a aposta da Apple na localização dos seus serviços para mercados específicos.
Esta novidade alinha a Siri com outras assistentes virtuais que já ofereciam suporte para a variante europeia do português, aumentando a sua competitividade no mercado nacional.
A expectativa é que a nova voz e a compreensão dos sotaques e expressões locais melhorem substancialmente a interação dos utilizadores com os seus dispositivos no dia a dia.














