Estes novos aparelhos, previstos para 2026 e 2027, representam a ambição da empresa de Cupertino em competir diretamente com as ofertas da Amazon e da Google. Segundo o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, a Apple está a desenvolver ativamente três novos produtos para o lar.

O mais próximo de ser lançado, em 2026, é uma nova versão da coluna HomePod, que integrará um ecrã LCD de 7 polegadas e uma câmara para videochamadas via FaceTime. Este dispositivo, que se espera que custe cerca de 350 dólares (aproximadamente 300 euros), será alimentado por uma nova geração da assistente Siri com capacidades semelhantes às do ChatGPT e permitirá controlar outros dispositivos inteligentes da casa. O lançamento, originalmente previsto para este ano, terá sido adiado devido a desafios no desenvolvimento do software da Siri.

Para o mesmo ano, está também prevista uma câmara de segurança.

A proposta mais ambiciosa, no entanto, é um ecrã inteligente de 9 polegadas equipado com um braço robótico, com lançamento previsto para 2027. Este dispositivo seria capaz de se movimentar e ajustar a sua posição de forma autónoma, embora o seu desenvolvimento esteja a enfrentar dificuldades relacionadas com o motor do braço.

Esta nova linha de produtos sinaliza uma aposta estratégica da Apple para criar um ecossistema doméstico mais integrado e inteligente.