A nova Certification Release 15 (CR15), anunciada pelo NFC Forum, quadruplica o alcance da tecnologia, resolvendo uma das pequenas frustrações do quotidiano dos utilizadores de iPhone. A principal limitação dos chips NFC atuais é o seu alcance extremamente curto, de apenas 5 mm, o que por vezes obriga os utilizadores a alinhar o telemóvel de forma precisa com o terminal de pagamento, resultando em falhas ocasionais. A nova norma CR15 estende este alcance para 20 mm, o que significa que o processo de pagamento se tornará muito mais rápido e tolerante a desalinhamentos. Mike McCamon, diretor executivo do NFC Forum, que inclui representantes da Apple e de outras grandes tecnológicas, afirmou que estender o alcance era uma das "principais prioridades" do grupo.

Segundo McCamon, esta melhoria "ajudará a avançar várias situações de utilização, como usar o telemóvel como chave digital para destrancar o carro ou um telemóvel como bilhete de transporte público".

Este pequeno passo tecnológico representa um salto enorme na conveniência do quotidiano, tornando as interações contactless mais fiáveis.

No entanto, ainda não se sabe se os telemóveis atuais poderão beneficiar desta melhoria através de uma atualização de software ou se será necessário novo hardware equipado com a nova geração do chip NFC.