Este movimento visa transformar o ChatGPT num assistente pessoal mais proativo e profundamente integrado nos computadores Mac, permitindo que a IA atue em nome do utilizador.

A Sky é descrita como uma experiência de Inteligência Artificial que "flutua no 'desktop' para te ajudar a pensar e a criar", funcionando de forma semelhante a navegadores de IA como o recém-lançado ChatGPT Atlas. A sua aquisição pela OpenAI visa integrar a inteligência artificial de forma muito mais profunda no ecossistema da Apple.

O objetivo é que o ChatGPT não se limite a responder a perguntas, mas que possa também interagir com aplicações e realizar tarefas, como escrever ou programar.

Ari Weinstein, cofundador da Software Applications Inc., afirmou no comunicado oficial: "Com os grandes modelos de linguagem, podemos finalmente juntar as peças.

[...] Estamos entusiasmados por nos juntarmos à OpenAI para levar esta visão a centenas de milhões de pessoas". Embora os valores do negócio não tenham sido divulgados, a aquisição é vista como um passo importante para a OpenAI estender o seu alcance para além das suas aplicações principais, como o ChatGPT e o Sora, e consolidar a sua presença em plataformas de desktop como o macOS.