A nova norma, apoiada pela Apple e outras gigantes tecnológicas, quadruplica o alcance da comunicação, eliminando a necessidade de um alinhamento perfeito entre o dispositivo e o terminal de pagamento.

A tecnologia Near Field Communication (NFC), que serve de base a pagamentos ‘contactless’ como o Apple Pay, está prestes a receber uma melhoria significativa que irá aprimorar a experiência de utilização diária. O NFC Forum, um consórcio que inclui representantes da Apple, Google, Sony e outras marcas, anunciou a Certification Release 15 (CR15), uma nova norma que aumenta o alcance de comunicação dos ‘chips’ NFC de 5mm para 20mm. Esta extensão de quatro vezes no alcance é uma das "principais prioridades" do grupo, segundo o seu diretor executivo, Mike McCamon, e resolve uma das limitações mais frustrantes da tecnologia atual: a necessidade de um alinhamento quase perfeito entre o telemóvel e o terminal para que a transação seja bem-sucedida. Com a nova norma, o processo de pagamento tornar-se-á mais rápido e tolerante a falhas, uma vez que um simples toque aproximado será suficiente.

Além dos pagamentos, esta melhoria irá beneficiar outras aplicações da tecnologia NFC, como o uso do telemóvel como chave digital para automóveis ou como bilhete de transporte público. Ainda não é claro se os dispositivos atuais, como os iPhones, poderão beneficiar desta melhoria através de uma atualização de software ou se será necessário novo hardware equipado com a nova geração do ‘chip’ NFC.