menulogo
Notícias Agora
user
Política July 30, 2025

CDU recusa integrar coligação de esquerda em Loures e avança como “verdadeira alternativa”

A CDU (Coligação PCP/PEV) rejeitou o convite para integrar uma coligação de esquerda no concelho de Loures, preferindo avançar com uma candidatura própria por se considerar a “verdadeira alternativa” à atual governação. Esta decisão marca uma divisão estratégica no campo da esquerda, numa altura em que Livre, Bloco de Esquerda e PAN formalizaram a aliança “Construir o Futuro”.

News ImageNews Image

O desafio para uma frente unida partiu dos partidos que formaram a nova coligação, que viam na união de forças uma forma de combater o que designam como uma “deriva autoritária” no município, atualmente liderado pelo PS. A intenção era agregar as várias sensibilidades da esquerda para apresentar uma candidatura mais robusta e com maiores hipóteses de sucesso eleitoral. No entanto, a CDU optou por manter a sua autonomia, uma decisão consistente com a sua estratégia nacional de não realizar coligações pré-eleitorais. Embora a coligação comunista não descarte a possibilidade de estabelecer “pontos de convergência” com a aliança “Construir o Futuro”, a sua prioridade é a afirmação de um projeto político distinto, que considera ser a única alternativa genuína ao poder instalado. Esta fragmentação da esquerda em Loures poderá ter implicações no resultado final das eleições, dividindo o eleitorado e potencialmente beneficiando outras forças políticas num dos concelhos mais populosos da Área Metropolitana de Lisboa.

ai briefingEm resumo
A recusa da CDU em juntar-se a uma coligação de esquerda em Loures, onde Livre, BE e PAN se uniram, fragmenta o campo progressista e posiciona os comunistas como uma força autónoma, o que poderá influenciar a dinâmica eleitoral no concelho.

Artigos

3

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close