
CDS-PP aprova mais coligações e totaliza 157 acordos para as Autárquicas
O Conselho Nacional do CDS-PP, reunido na sua sede em Lisboa, aprovou mais oito acordos de coligação para as eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, elevando o número total de alianças para 157 em todo o país. A informação foi avançada por Pedro Morais Soares, que destacou que a esmagadora maioria destas coligações foi firmada com o Partido Social Democrata (PSD). Esta estratégia demonstra um claro objetivo do partido em reforçar a sua presença no poder local, com Pedro Morais Soares a afirmar que a meta é “crescer nestas autárquicas, ter mais autarcas”. Entre as coligações recém-aprovadas, foram destacadas as de Mértola, Moimenta da Beira e Amadora, sinalizando a abrangência geográfica da estratégia centrista. A abordagem do CDS-PP revela um pragmatismo político focado na otimização de recursos e na maximização do potencial eleitoral através de alianças estratégicas. Ao unir forças com o PSD na maior parte dos municípios, o partido procura não só garantir a eleição de mais vereadores e presidentes de junta, mas também consolidar a sua relevância no espectro político da direita a nível local. Esta tática é fundamental para um partido que, nos últimos anos, tem enfrentado desafios na sua afirmação nacional e vê no poder autárquico uma base essencial para a sua sustentabilidade e crescimento futuros. A formalização de um número tão significativo de acordos a vários meses das eleições demonstra um planeamento atempado e uma definição clara do rumo a seguir, posicionando o CDS-PP como um parceiro fundamental na construção de alternativas de governação à direita em dezenas de municípios.



Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros