
PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal formalizam coligação para a Câmara da Guarda
Os partidos PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal (IL) assinaram formalmente um acordo de coligação para concorrerem em conjunto à Câmara Municipal da Guarda nas próximas eleições autárquicas. A aliança, que se apresenta com o objetivo claro de “ganhar e recuperar o tempo perdido nos últimos quatro anos”, será encabeçada por João Prata. A formalização desta união de forças à direita visa consolidar uma alternativa forte à atual governação municipal, criticando o que consideram ser um mandato marcado por “discursos vagos, ilusões projetadas para 2040 e pelo abandono do presente”. A coligação apresenta-se como um “projeto vencedor”, procurando agregar o eleitorado de centro-direita e direita num esforço concertado para reconquistar a autarquia. A união de três partidos com identidades distintas, mas com um objetivo comum, reflete uma estratégia de concentração de votos para evitar a dispersão que poderia beneficiar outras forças políticas. A escolha de João Prata como cabeça de lista sinaliza a aposta num nome capaz de liderar este projeto conjunto. A crítica direta à gestão dos últimos quatro anos estabelece o tom da campanha, que se focará na necessidade de uma mudança de rumo e na implementação de políticas que, na ótica da coligação, respondam de forma mais eficaz aos desafios presentes do concelho da Guarda. Esta aliança é um exemplo da reconfiguração do espaço político à direita a nível local, onde a cooperação entre partidos se torna uma ferramenta essencial para alcançar o poder.



Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros