
Carlos Moedas acusado por PCP e PS de violar lei da propaganda institucional
O Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Socialista (PS) acusaram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, de violar a lei que proíbe a propaganda institucional em período pré-eleitoral. A acusação centra-se na utilização de estruturas publicitárias, financiadas com fundos públicos, que os partidos da oposição consideram servir para promover a sua candidatura às próximas eleições autárquicas. O candidato da CDU à autarquia, João Ferreira, classificou a situação como “especialmente grave”, argumentando que Carlos Moedas “está a fazer propaganda candidatando-se a estas eleições” com meios “pagos por todos”. Esta denúncia introduz um ponto de conflito significativo na pré-campanha lisboeta, levantando questões sobre a utilização de recursos municipais para fins que a oposição considera serem eleitorais. A lei em vigor estabelece limites estritos à publicidade institucional por parte de entidades públicas nos meses que antecedem as eleições, para garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos. A controvérsia em torno das ações de Moedas poderá ter repercussões na sua imagem e na dinâmica da campanha, com a oposição a explorar a questão para criticar a ética da atual governação. Em resposta, o autarca social-democrata comprometeu-se a analisar a situação, mas o tema promete continuar a marcar o debate político na capital nas próximas semanas.



Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros