
Autárquicas: PS enfrenta desafio de manter hegemonia local com 47 presidentes de câmara de saída
O Partido Socialista (PS) avança para as eleições autárquicas com o objetivo de se consolidar como o principal partido no poder local, uma meta desafiada pelo contexto político adverso após a derrota nas legislativas de maio e pela saída de 47 dos seus presidentes de câmara devido à lei de limitação de mandatos. Esta renovação forçada afeta municípios de grande importância como Sintra, Valongo, Torres Novas e Guimarães, obrigando o partido a encontrar novos protagonistas capazes de manter a confiança do eleitorado. Para mitigar este impacto, a estratégia socialista, coordenada por André Rijo, assenta em duas vertentes principais: a formação de coligações e o recurso a figuras de peso do partido. O PS liderará 13 coligações, nomeadamente em Lisboa, Braga, Sintra e Coimbra, e apoiará nove movimentos de cidadãos independentes, numa tentativa de alargar a sua base de apoio. Adicionalmente, o partido mobilizou personalidades com experiência governativa, como Alexandra Leitão para Lisboa, Manuel Pizarro para o Porto, Ana Mendes Godinho para Sintra e Ana Abrunhosa para Coimbra, com o objetivo claro de reconquistar capitais de distrito, das quais detém atualmente apenas quatro (Leiria, Viana do Castelo, Vila Real e Beja). O coordenador autárquico André Rijo sublinhou que o objetivo é que "as pessoas continuem a olhar para o PS como o principal partido autárquico português". Uma decisão estratégica, tomada ainda sob a liderança de Pedro Nuno Santos, de impedir que candidatos autárquicos integrassem as listas às legislativas, é vista como um sinal do "compromisso autárquico de querer candidaturas a tempo inteiro nos territórios", diferenciando o PS do PSD e do Chega.



Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros