Ana Albergaria, natural do Porto mas residente em Elvas há 27 anos, é operadora num Centro de Contactos e tem um longo percurso como ativista sindical na CGTP-IN desde 1998.
Atualmente, é dirigente da FIEQUIMETAL, presidente do Conselho Sindical Inter-Regional Alentejo/Extremadura e coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA). É também membro da Comissão Concelhia de Elvas e da Direção da Organização Regional de Portalegre do PCP.
A sua candidatura é vista como uma aposta numa figura combativa e com profundo conhecimento dos problemas laborais e sociais da região.
Para a Assembleia Municipal, a CDU apresenta Ana Cristina Conceição, de 53 anos, assistente técnica e candidata independente.
Esta candidatura surge num concelho atualmente governado pelo movimento independente “Movimento Cívico Por Elvas” (MCPE), liderado por José Rondão de Almeida.
A corrida eleitoral em Elvas conta já com várias candidaturas oficializadas, incluindo a do atual presidente, a da coligação PSD/CDS-PP, a do Chega e a do PS, liderada pelo antigo presidente Nuno Mocinha.
A escolha de uma sindicalista para cabeça de lista da CDU sublinha a intenção da coligação de centrar a sua campanha nas questões sociais, laborais e na defesa dos serviços públicos.