Financiado pelo programa Horizonte Europa, o projeto terá a duração de cinco anos, arrancando a 1 de setembro, e reúne um consórcio multidisciplinar de 53 instituições de 19 países, liderado pela Universidade de Tartu, na Estónia. O seu principal objetivo é promover a interoperabilidade e o acesso seguro e ético a dados de saúde relacionados com o cancro em toda a União Europeia, fortalecendo a colaboração entre investigadores, empresas e doentes. Em Coimbra, a iniciativa será liderada pela docente Ana Margarida Abrantes (UC) e pelo diretor Arnaldo Figueiredo (ULS Coimbra), com o apoio do Instituto Pedro Nunes. A equipa portuguesa irá implementar quatro estudos clínicos focados em cancro pediátrico, pancreático, da próstata e linfoma. A nova plataforma será testada e validada através destes e de outros estudos em seis tipos de cancro. O UNCAN-CONNECT estabelecerá também sinergias com infraestruturas de investigação europeias já existentes, como a BBMRI-ERIC e a EOSC4Cancer, para garantir a partilha eficiente de dados e maximizar o impacto da investigação oncológica na Europa.
Universidade de Coimbra Lidera Projeto Europeu de 30M€ para Inovação na Investigação do Cancro
A Universidade de Coimbra (UC) e a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) integram um consórcio europeu que assegurou um financiamento de 30 milhões de euros para revolucionar a investigação oncológica na Europa. O projeto UNCAN-CONNECT visa criar uma plataforma de dados partilhados para acelerar o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro, uma doença responsável por 1,2 milhões de mortes anuais no continente.



Artigos
13
Sexta geração do modelo regressa ao segmento B como um veículo 100% elétrico e totalmente conectado. Preços começam nos €22.490 + IVA. O conteúdo NOVO NISSAN MICRA JÁ PODE SER ENCOMENDADO aparece primeiro em 24Horas.

Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra...

A Google tenciona substituir o Assistant pelo Gemini até ao final de 2025, mas viu-se obrigada a adiar os planos. É provável que a estratégia da empresa esteja agora assente no lançamento de uma nova geração do sistema operativo Android.

Phil Spencer, líder da Microsoft Gaming, foi considerado um ícone da indústria dos videojogos nos Grand Game Awards, um prémio que aceitou com todo o gosto e ao qual reagiu com uma mensagem em vídeo. Ler mais






