A alga, detetada pela primeira vez em Portugal em 2019 nos Açores e posteriormente no continente, coloniza o substrato rochoso do fundo do mar, impedindo o desenvolvimento de espécies nativas e afetando a fauna local. A sua reprodução acelerada provoca a acumulação de grandes quantidades de biomassa que são arrojadas para as praias, com impactos significativos na paisagem e no turismo. Em Cascais, a situação atingiu proporções alarmantes, com a autarquia a remover duas mil toneladas da espécie de apenas duas praias no ano passado. Luís Capão, responsável pelo Ambiente na Câmara de Cascais, admitiu que, sem esta remoção diária, o município "podia já não ter praias". A nova Estratégia Nacional, aprovada pelo Governo, prevê um plano de ação com medidas de monitorização, resposta operacional, valorização da biomassa e investigação científica. Atualmente, estuda-se o potencial uso da alga como fertilizante, para produzir "pellets" ou em compostos para farmácia e cosmética, embora a presença de um tóxico que impede a sua predação natural represente um desafio que os cientistas, como os do Instituto Superior de Agronomia, procuram neutralizar.
Alga Invasora Asiática Ameaça Costa Portuguesa e Leva a Estratégia Nacional
Uma macroalga invasora de origem asiática, a `Rugulopteryx okamurae`, está a alastrar-se de forma preocupante na costa portuguesa, com especial incidência no Algarve e em Cascais, motivando a aprovação de uma Estratégia Nacional para a sua gestão. A rápida expansão desta espécie ameaça a biodiversidade marinha, a pesca e a economia local, sem que se conheçam, de momento, métodos de controlo eficazes.



Artigos
12
Sexta geração do modelo regressa ao segmento B como um veículo 100% elétrico e totalmente conectado. Preços começam nos €22.490 + IVA. O conteúdo NOVO NISSAN MICRA JÁ PODE SER ENCOMENDADO aparece primeiro em 24Horas.

Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra...

A Google tenciona substituir o Assistant pelo Gemini até ao final de 2025, mas viu-se obrigada a adiar os planos. É provável que a estratégia da empresa esteja agora assente no lançamento de uma nova geração do sistema operativo Android.

Phil Spencer, líder da Microsoft Gaming, foi considerado um ícone da indústria dos videojogos nos Grand Game Awards, um prémio que aceitou com todo o gosto e ao qual reagiu com uma mensagem em vídeo. Ler mais






