Li Qiang defendeu que "os riscos e os desafios associados à inteligência artificial têm atraído uma ampla atenção", sublinhando que é "urgente encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento [da IA] e a segurança". Este anúncio surge como uma resposta direta à crescente rivalidade com os EUA, que têm imposto restrições à exportação de semicondutores avançados para a China, essenciais para treinar modelos de IA. Internamente, a China tem vindo a implementar regulações rigorosas desde 2023, obrigando as plataformas de IA a respeitarem os "valores socialistas fundamentais" e a proibirem a geração de conteúdos que atentem contra a segurança nacional. O Ministério da Segurança do Estado chinês alertou ainda para o risco de entidades estrangeiras utilizarem conteúdos manipulados por IA para "instigar agitação" e realizar "atividades de subversão, infiltração e sabotagem". A iniciativa chinesa visa, assim, não só garantir que a IA não se torne um monopólio de poucas nações, mas também moldar as futuras normas globais de acordo com os seus interesses estratégicos e de segurança.
China Propõe Organização Internacional para Governação da IA
A China anunciou a sua intenção de criar uma organização internacional para a cooperação e governação da Inteligência Artificial (IA), desafiando o domínio dos Estados Unidos neste setor estratégico. A proposta, apresentada pelo primeiro-ministro chinês, Li Qiang, durante a Conferência Mundial sobre Inteligência Artificial em Xangai, apela a um consenso global para equilibrar o desenvolvimento da IA com a segurança, num momento de elevada tensão tecnológica entre as duas potências.



Artigos
11
Sexta geração do modelo regressa ao segmento B como um veículo 100% elétrico e totalmente conectado. Preços começam nos €22.490 + IVA. O conteúdo NOVO NISSAN MICRA JÁ PODE SER ENCOMENDADO aparece primeiro em 24Horas.

Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra...

A Google tenciona substituir o Assistant pelo Gemini até ao final de 2025, mas viu-se obrigada a adiar os planos. É provável que a estratégia da empresa esteja agora assente no lançamento de uma nova geração do sistema operativo Android.

Phil Spencer, líder da Microsoft Gaming, foi considerado um ícone da indústria dos videojogos nos Grand Game Awards, um prémio que aceitou com todo o gosto e ao qual reagiu com uma mensagem em vídeo. Ler mais






