A investigação, baseada em dados do Reino Unido, utilizou um modelo de aprendizagem automática para analisar ressonâncias magnéticas cerebrais de quase mil pessoas, comparando exames realizados antes e depois do início da pandemia. Os resultados mostraram que o grupo exposto ao ambiente pandémico apresentou um envelhecimento cerebral mais rápido em média, independentemente de terem contraído a doença. Este efeito foi particularmente pronunciado em homens e em indivíduos em situações de maior precariedade, como desemprego, baixos rendimentos ou saúde deficiente. Adicionalmente, o estudo associou este envelhecimento acelerado a um declínio no desempenho cognitivo, especialmente em testes de flexibilidade mental e velocidade de processamento, sendo esta ligação mais forte nas pessoas que foram efetivamente infetadas. Os autores admitem as limitações do trabalho, nomeadamente a incerteza sobre a reversibilidade destes efeitos, mas sublinham a necessidade de mais investigação para melhorar os resultados da saúde cerebral em futuras crises de saúde pública.
Pandemia de Covid-19 Acelerou Envelhecimento do Cérebro, Mesmo em Não Infetados
A pandemia de covid-19 pode ter acelerado o envelhecimento do cérebro humano em cerca de cinco meses e meio, mesmo em pessoas que nunca foram infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica *Nature Communications*, que sugere que os fatores de stress social e económico associados à crise sanitária global tiveram um impacto neurológico mensurável na população.



Artigos
9
Sexta geração do modelo regressa ao segmento B como um veículo 100% elétrico e totalmente conectado. Preços começam nos €22.490 + IVA. O conteúdo NOVO NISSAN MICRA JÁ PODE SER ENCOMENDADO aparece primeiro em 24Horas.

Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra...

A Google tenciona substituir o Assistant pelo Gemini até ao final de 2025, mas viu-se obrigada a adiar os planos. É provável que a estratégia da empresa esteja agora assente no lançamento de uma nova geração do sistema operativo Android.

Phil Spencer, líder da Microsoft Gaming, foi considerado um ícone da indústria dos videojogos nos Grand Game Awards, um prémio que aceitou com todo o gosto e ao qual reagiu com uma mensagem em vídeo. Ler mais






