A teoria estabelecida defende que o impacto de Theia com a Terra gerou os fragmentos que formaram a Lua. A nova hipótese acrescenta um detalhe crucial: Theia não se teria formado perto da Terra, mas sim na região exterior do Sistema Solar, onde a água era abundante. Como tal, este corpo rochoso seria rico em água e elementos químicos essenciais, como o carbono, à semelhança das luas de Júpiter. Esta teoria, suportada por modelos de formação do Sistema Solar, oferece uma explicação para o grande reservatório de água existente no manto terrestre, algo que a teoria tradicional, baseada na entrega de água por cometas e asteroides, não conseguia justificar de forma completa. Segundo Pedro Machado, este trabalho apresenta "um caminho novo para entender a evolução da Terra" e como os componentes necessários para a vida aqui chegaram.
Nova Teoria Portuguesa Sugere que Colisão que Criou a Lua Trouxe Água à Terra
Uma nova teoria proposta por investigadores, incluindo o astrofísico português Pedro Machado, sugere que a água e os componentes essenciais à vida na Terra podem ter sido entregues pelo mesmo corpo rochoso que deu origem à Lua. O estudo, publicado na revista científica *Icarus*, defende que Theia, o protoplaneta que colidiu com a Terra primitiva, era um "mundo oceânico" formado na vizinhança de Júpiter, alterando a compreensão sobre a origem da habitabilidade do nosso planeta.



Artigos
4
Sexta geração do modelo regressa ao segmento B como um veículo 100% elétrico e totalmente conectado. Preços começam nos €22.490 + IVA. O conteúdo NOVO NISSAN MICRA JÁ PODE SER ENCOMENDADO aparece primeiro em 24Horas.

Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra...

A Google tenciona substituir o Assistant pelo Gemini até ao final de 2025, mas viu-se obrigada a adiar os planos. É provável que a estratégia da empresa esteja agora assente no lançamento de uma nova geração do sistema operativo Android.

Phil Spencer, líder da Microsoft Gaming, foi considerado um ícone da indústria dos videojogos nos Grand Game Awards, um prémio que aceitou com todo o gosto e ao qual reagiu com uma mensagem em vídeo. Ler mais






