A poluição por plásticos representa um dos desafios ambientais mais urgentes, afetando não só a vida marinha mas também a capacidade do oceano de regular o clima. A The Ocean Cleanup já removeu 29.000 toneladas de lixo, mas enfrenta o desafio de localizar os resíduos dispersos. A tecnologia da AWS permitirá um seguimento preciso da acumulação de plástico e a criação de modelos preditivos do seu movimento. Esta colaboração foca-se no desenvolvimento de um sistema de "caça a pontos críticos" na GPGP, utilizando tecnologias como IoT, satélites e drones para rastrear o lixo. Werner Vogels, CTO da Amazon.com, afirmou que "esta colaboração estabelece a cloud e a inteligência artificial enquanto ferramentas poderosas para a gestão ambiental". Por sua vez, Boyan Slat, CEO e fundador da The Ocean Cleanup, destacou que a parceria irá "melhorar significativamente a nossa capacidade de trabalho". Outra aplicação crucial da IA será a otimização dos sistemas de deteção de vida marinha, automatizando a tarefa de observadores humanos e reduzindo custos operacionais, o que permitirá alocar mais recursos à extração de plásticos.
The Ocean Cleanup e AWS unem-se para acelerar a remoção de plástico dos oceanos com IA
A organização sem fins lucrativos The Ocean Cleanup estabeleceu uma colaboração estratégica com a Amazon Web Services (AWS) para utilizar inteligência artificial, 'machine learning' e 'cloud computing' na sua missão de limpar os oceanos. A parceria visa otimizar a deteção e remoção de plásticos, nomeadamente na Grande Mancha de Lixo do Pacífico (GPGP), acelerando o objetivo de eliminar 90% do plástico flutuante até 2040.


Artigos
2
Com a crescente mobilidade dentro e fora da Europa, o uso de dados móveis em roaming tornou-se uma preocupação comum entre os utilizadores. A DIGI publicou recentemente uma tabela com os dados disponíveis em...

A grande presença de plásticos persistentes no meio marinho causa impactos preocupantes nos organismos, nos ecossistemas e na nossa saúde. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que, a cada ano, entre 19 e 23 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejados nos meios aquáticos. Estima-se que 20% do plástico acumulado […] O conteúdo Soluções inovadoras para combater a acumulação de plásticos no meio marinho aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

A medida propõe que os utilizadores melhorem a experiência de utilização sem recorrer a hashtags genéricas.

César Teixeira, Joel Arrais e Marco Simões Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra o consórcio europeu CHAFT – Monitorização domiciliária para identificar riscos de deficiência auditiva causada pela cisplatina, financiado pelo programa EU-INTERREG-SUDOE. Coordenado pelo Centro Hospitalar Universitário de […]


