O UNCAN-CONNECT reúne 53 instituições de 19 países e tem como principal objetivo promover a interoperabilidade, o progresso científico e o acesso seguro e ético a dados de saúde relacionados com o cancro em toda a União Europeia. Um dos contributos centrais será a criação de uma nova plataforma aberta às comunidades científica e clínica, que facilitará o acesso a dados de investigação. Esta plataforma será testada e validada através de estudos clínicos específicos em seis tipos de cancro: pediátrico, linfoma, pancreático, ovário, pulmonar e próstata. Em Coimbra, serão implementados quatro destes estudos clínicos. A equipa portuguesa é liderada por Ana Margarida Abrantes, da Faculdade de Medicina da UC, e por Arnaldo Figueiredo, da mesma faculdade e diretor do Serviço de Urologia e Transplantação Renal. O projeto dará continuidade ao trabalho iniciado pelo UNCAN.eu, operacionalizando os seus resultados através da criação de circuitos de recolha e disponibilização de dados sobre cancro para toda a Europa, maximizando o impacto da investigação através da partilha eficiente de informação entre os Estados-Membros.
Universidade de Coimbra integra consórcio europeu de 30 milhões de euros para investigação sobre o cancro
A Universidade de Coimbra (UC) e a Unidade Local de Saúde de Coimbra integram o consórcio europeu UNCAN-CONNECT, que assegurou um financiamento de 30 milhões de euros do programa Horizonte Europa. O projeto, com a duração de cinco anos, visa criar uma plataforma colaborativa descentralizada para impulsionar a investigação, a inovação e o desenvolvimento de novos tratamentos contra o cancro, uma doença responsável por 1,2 milhões de mortes anuais na Europa.



Artigos
9
Com a crescente mobilidade dentro e fora da Europa, o uso de dados móveis em roaming tornou-se uma preocupação comum entre os utilizadores. A DIGI publicou recentemente uma tabela com os dados disponíveis em...

A grande presença de plásticos persistentes no meio marinho causa impactos preocupantes nos organismos, nos ecossistemas e na nossa saúde. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que, a cada ano, entre 19 e 23 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejados nos meios aquáticos. Estima-se que 20% do plástico acumulado […] O conteúdo Soluções inovadoras para combater a acumulação de plásticos no meio marinho aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

A medida propõe que os utilizadores melhorem a experiência de utilização sem recorrer a hashtags genéricas.

César Teixeira, Joel Arrais e Marco Simões Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra o consórcio europeu CHAFT – Monitorização domiciliária para identificar riscos de deficiência auditiva causada pela cisplatina, financiado pelo programa EU-INTERREG-SUDOE. Coordenado pelo Centro Hospitalar Universitário de […]


