menulogo
Notícias Agora
user
Ciência e Tecnologia August 1, 2025

Vírus respiratórios podem reativar células de cancro da mama adormecidas

Uma investigação científica descobriu que vírus respiratórios, como o da gripe e o SARS-CoV-2 (que causa a COVID-19), podem reativar células de cancro da mama adormecidas que se espalharam para os pulmões, levando a uma recidiva da doença.

News ImageNews Image

Em experiências com ratos, as infeções respiratórias desencadearam o despertar de células cancerígenas latentes, resultando numa expansão massiva de células metastáticas em poucos dias e no aparecimento de lesões em duas semanas. As análises moleculares identificaram a interleucina-6 (IL-6), uma proteína libertada pelas células imunitárias em resposta a infeções, como o principal impulsionador deste processo.

A análise de bases de dados de doentes humanos corroborou estas descobertas, mostrando uma associação entre a infeção por SARS-CoV-2 e um maior risco de morte relacionada com o cancro e de doença metastática pulmonar.

ai briefingEm resumo
A descoberta sugere que as infeções virais respiratórias aumentam o risco de reincidência do cancro da mama, destacando a importância de medidas preventivas, como a vacinação, para doentes com historial de cancro. A identificação da IL-6 como mediador-chave abre a possibilidade de usar inibidores desta proteína para prevenir ou reduzir o ressurgimento de metástases após uma infeção viral.

Artigos

2
Close