O estudo, conduzido por investigadores das universidades de Warwick e Bielefeld, valida a perceção popular sobre os efeitos positivos da cafeína no humor. A metodologia do estudo envolveu a recolha de mais de 28.000 relatórios de humor de mais de 200 jovens adultos, através dos seus telemóveis, sete vezes por dia durante quatro semanas.
A análise revelou que o consumo de cafeína nas primeiras duas horas e meia após acordar estava consistentemente associado a um aumento das emoções positivas, especialmente entusiasmo e felicidade. O professor Anu Realo, um dos autores, explica o mecanismo subjacente: “A cafeína funciona bloqueando os recetores de adenosina, o que pode aumentar a atividade da dopamina em regiões-chave do cérebro - um efeito que os estudos associaram à melhoria do humor e a um maior estado de alerta”.
Curiosamente, a investigação não encontrou diferenças significativas nos efeitos da cafeína entre pessoas com diferentes níveis de consumo, ansiedade ou problemas de sono.
Os investigadores esperavam que indivíduos com mais ansiedade pudessem ter reações negativas, como nervosismo, mas tal não se verificou consistentemente.
Justin Hachenberger, da Universidade de Bielefeld, expressou surpresa com esta consistência entre os grupos. Os autores notam que parte do efeito positivo pode dever-se ao alívio de sintomas ligeiros de abstinência após uma noite de sono. Contudo, alertam que a cafeína não é isenta de desvantagens, podendo levar à dependência e, se consumida tarde, a perturbações do sono.












