A iniciativa, focada nas áreas da Saúde, Agroalimentar e Tecnologias de Informação, visa reforçar a ligação entre a academia e as empresas nas regiões Norte e Centro de Portugal.
Cofinanciado pelo programa Portugal 2030, o projeto é coordenado pelo Research and Innovation Office (RIO) da UCP e envolve investigadores dos campi do Porto, Braga e Viseu.
O objetivo é promover a valorização económica de resultados de I&D e o desenvolvimento de soluções de alto valor acrescentado. Para tal, o 'DeepTech Transfer' irá apoiar todo o ciclo de maturação tecnológica, desde a promoção do conhecimento e apoio à prototipagem e scale-up, até à criação de ferramentas para validação de modelos de negócio e de patenteabilidade. Segundo João Cortez, diretor do RIO, o projeto é “um passo estratégico na missão da Universidade Católica de transformar conhecimento em impacto”.
A iniciativa mobiliza vários centros de investigação da UCP, garantindo uma abordagem interdisciplinar que combina biotecnologia, gestão, saúde e humanidades.
Alinhado com as estratégias de especialização inteligente nacionais e regionais, o projeto contribuirá para responder a desafios económicos e sociais, promovendo a inovação em áreas como a transição verde e digital.














