A descoberta reforça as mensagens de saúde pública sobre os benefícios de cessação tabágica em qualquer idade, estendendo-os à saúde cerebral a longo prazo. A investigação, cujos pormenores são escassos nos artigos fornecidos, baseou-se na análise de dados de três estudos longitudinais em curso, que representam uma abordagem robusta para identificar tendências de saúde ao longo do tempo. Os dados foram recolhidos através de inquéritos médicos aplicados a cada dois anos a um grupo representativo de pessoas de 12 países diferentes, o que confere uma dimensão global e diversificada às conclusões. Embora os mecanismos exatos que ligam o tabagismo à demência não sejam detalhados, sabe-se que fumar contribui para o stress oxidativo, inflamação e danos vasculares, fatores que estão implicados no declínio cognitivo e em doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. A principal mensagem do estudo é de esperança e capacitação, especialmente para fumadores mais velhos que possam sentir que já é tarde demais para colher os benefícios de parar de fumar. A descoberta de que o risco de demência pode ser atenuado mesmo após décadas de tabagismo fornece um forte incentivo para a cessação tabágica como uma estratégia viável de saúde pública para promover um envelhecimento cerebral mais saudável e reduzir a prevalência global da demência.
Parar de fumar, mesmo em idade avançada, diminui risco de demência
Um estudo internacional concluiu que deixar de fumar, mesmo numa fase tardia da vida, está associado a uma redução do risco de desenvolver demência.



Artigos
3Ciência e Tecnologia
Ver mais
Em uma mensagem aos participantes do Fórum Builders IA, em andamento na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Leão XIV reflete sobre o “peso ético e espiritual” que acompanha as novas tecnologias, lembrando que cada escolha de projeto expressa “uma visão da humanidade”. Ele renova assim o convite para interrogar-se como as ferramentas construídas estão transformando o ser humano Leia tudo

Uma nova espécie de anémona-do-mar foi encontrada nas águas do Pacífico ao largo da costa do Japão, no leito marinho, a centenas metros abaixo da superfície.

O iPhone 17 ainda nem arrefeceu nas prateleiras, mas o mundo dos rumores tecnológicos já está focado no iPhone 18. E as primeiras informações, vindas de uma fonte reputada, sugerem que a Apple pode estar a preparar uma mudança de design radical para os modelos Pro, inspirando-se numa tendência popularizada por marcas Android. A Apple vai abraçar a transparência? A informação foi avançada pelo leaker Digital Chat Station na rede social chinesa Weibo. Segundo ele, a linha iPhone 18 Pro terá uma ...

O recente despedimento de trabalhadores na Rockstar Games, pode estar na origem do novo atraso de Grand Theft Auto VI.






