Esta iniciativa pan-europeia visa desenvolver soluções inovadoras para os desafios hídricos mais urgentes do continente, como a escassez de água, secas e inundações.

O consórcio Allwaters, liderado pela Universidade de Aarhus (Dinamarca), reúne 50 parceiros de 24 países, incluindo universidades, centros de investigação e empresas.

A sua missão é enfrentar desafios como a “degradação dos ecossistemas nos oceanos, lagos e rios; e transição para uma economia circular e azul”.

A nova EIT Water receberá um financiamento inicial de cerca de cinco milhões de euros para estabelecer a sua rede, com o objetivo de, até 2033, potenciar a comercialização de 247 inovações e apoiar a criação de 58 startups.

Para a UC, esta participação representa um passo estratégico no fortalecimento do seu ecossistema para a Economia Azul.

O reitor, Amílcar Falcão, destacou a ligação desta iniciativa à criação do campus da Figueira da Foz, afirmando que “a nossa participação na EIT Water irá permitir partilhar conhecimento e projetos com os nossos parceiros, sendo de realçar que estamos a falar de muitas das mais prestigiadas instituições europeias neste domínio”. O vice-reitor para a Inovação, Nuno Mendonça, lembrou também o trabalho desenvolvido no âmbito do HUB AZUL da Costa Atlântica, sublinhando que o investimento da UC em infraestruturas científicas deve ser um desígnio para o país.