Em Sintra, a empresa Parques de Sintra e a Proteção Civil anunciaram o encerramento de locais emblemáticos como o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Parque e Palácio de Monserrate entre os dias 27 e 29 de julho. A Câmara Municipal de Sintra proibiu o “acesso, circulação e permanência” nas florestas envolventes, com o objetivo de proteger “pessoas, bens e o património natural”. A medida foi replicada em Cascais, onde a autarquia emitiu uma Declaração de Situação de Alerta Municipal para o mesmo período, interditando o acesso a áreas florestais como o Parque Natural Sintra-Cascais. A nível nacional, mais de 60 concelhos, principalmente nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, foram colocados em perigo máximo de incêndio. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para a proibição de queimadas extensivas e do uso de motorroçadoras. A GNR intensificou a vigilância, recordando que, segundo as suas investigações, 35% dos incêndios rurais devem-se ao “uso negligente do fogo”.
Risco de Incêndio Leva ao Encerramento de Monumentos e Reforço da Vigilância Nacional
Face às previsões de tempo quente e ao risco de incêndio rural classificado como muito elevado a máximo, as autoridades implementaram medidas preventivas rigorosas em várias regiões do país, incluindo o encerramento de parques e monumentos em Sintra e a proibição de queimadas. A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforçou o patrulhamento em todo o território nacional para fiscalizar o cumprimento das restrições e prevenir comportamentos de risco.



Artigos
5
Presidente do clube espanhol Villareal encontrava-se na companhia da mulher quando uma segurança não o reconheceu e questionou se tinha reserva para poder entrar no seu próprio restaurante.

Empreendimento Riverside III insere-se na futura transformação da frente ribeirinha de Setúbal, com 57 apartamentos e ligação direta ao futuro Parque da Cidade.

A iniciativa é de “Manel Miolo”, como é conhecido localmente

O Município de Vila Real, no âmbito das atividades de animação natalícia, promoveu, à semelhança dos anos anteriores, o ECO-NATAL 2025, sensibilizando a população vila-realense para a Educação Ambiental e Sustentável. Para o efeito convidou toda a comunidade escolar do ensino público e privado para ser parte integrante na dinamização desta ação. O ECO-NATAL 2025 […]


