A bióloga Ester Serrão, da Universidade do Algarve, alertou para o “problema gravíssimo” que a alga pode provocar no turismo, afirmando que, sem a limpeza diária feita pelas autarquias, muitas praias do Algarve poderiam ficar inutilizadas pela grande quantidade de biomassa na areia, o que seria uma “catástrofe total”. A alga, que se espalha rapidamente, afeta também a pesca, com pescadores a trazerem nas redes tantas algas como peixe. Em Cascais, o responsável pela área do Ambiente, Luís Capão, admitiu que, sem a remoção contínua da alga, o município “podia já não ter praias”. Só no ano passado, a câmara retirou duas mil toneladas de biomassa dos areais. A espécie, que se crê ter chegado à Europa nas águas de lastro de navios, cobre o fundo marinho, mata outras espécies de algas e afeta a fauna. Perante a dimensão do problema, o Governo aprovou a “Estratégia Nacional para a Gestão da Macroalga Invasora”, visando coordenar esforços de monitorização e controlo, enquanto se investigam formas de valorizar a biomassa recolhida, por exemplo como fertilizante agrícola.
Alerta Nacional sobre Alga Invasora que Ameaça a Costa Portuguesa
A proliferação da macroalga invasora *Rugulopteryx okamurae* na costa portuguesa motivou a criação de uma estratégia nacional para a sua gestão, face aos graves impactos ambientais e económicos. A espécie asiática ameaça a biodiversidade, a pesca e o turismo, com as autarquias de zonas como o Algarve e Cascais a investirem significativamente na sua remoção das praias.



Artigos
5
Já se encontra formalizado o contrato de planeamento com vista à elaboração do Plano de Pormenor de Aveiras de Cima Norte. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, e pelo representante das sociedades que serão responsáveis pela execução do plano, no caso, Averrões, Lda., AVICENNA, Lda., e ALKINDUS, […] O conteúdo MUNICÍPIO DE AZAMBUJA ASSINA CONTRATO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR AVEIRAS DE CIMA NORTE aparece primeiro em Comercio e Noticias.

O novo ano vai começar com uma tomada de posse nos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, concelho de Penafiel. Dia 11 de janeiro, às 11h, o 2.º comandante, Jorge Alves, e o adjunto de comando, Ricardo Costa, vão tomar posse numa cerimónia que irá decorrer no salão nobre da corporação. Com esta tomada de posse, o quadro de

A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na reunião realizada a 15 de dezembro, uma proposta para a instalação de uma escultura de homenagem à cerâmica na rotunda da Estrada Nacional 110, junto ao acesso à A13 Norte, num ponto de ligação entre a freguesia da Asseiceira e a freguesia de Paialvo (Charneca da […]

Responder aos desafios colocados pelo envelhecimento da população exige profissionais ...


