Num comunicado, a ANEPC detalhou as restrições aplicáveis durante os períodos de risco de incêndio muito elevado e máximo. É proibido realizar queima de amontoados, usar fogo para confecionar alimentos em espaços rurais (exceto em locais autorizados) e utilizar equipamentos como motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. A proibição está diretamente ligada às previsões do IPMA, que apontam para um aumento significativo do perigo de incêndio rural devido à onda de calor que afeta o país. A ANEPC aproveitou o alerta para apelar à população que adote comportamentos preventivos e de autoproteção face às altas temperaturas, recomendando o consumo de pelo menos 1,5 litros de água por dia, o uso de protetor solar, chapéu e roupas claras, e a opção por refeições leves. Foi ainda pedida “atenção redobrada a pessoas vulneráveis, como doentes crónicos, crianças e idosos”. Esta medida preventiva visa reduzir o número de ignições, uma vez que, segundo dados da GNR, 35% dos incêndios rurais investigados devem-se ao uso negligente do fogo, incluindo queimas e queimadas mal controladas.
Proteção Civil Proíbe Queimadas e Uso de Maquinaria em Todo o País
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta nacional proibindo a realização de queimadas extensivas e o uso de determinada maquinaria em espaços rurais. A medida surge em resposta ao aumento do risco de incêndio, classificado como muito elevado ou máximo em grande parte do país.



Artigos
5
Já se encontra formalizado o contrato de planeamento com vista à elaboração do Plano de Pormenor de Aveiras de Cima Norte. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, e pelo representante das sociedades que serão responsáveis pela execução do plano, no caso, Averrões, Lda., AVICENNA, Lda., e ALKINDUS, […] O conteúdo MUNICÍPIO DE AZAMBUJA ASSINA CONTRATO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR AVEIRAS DE CIMA NORTE aparece primeiro em Comercio e Noticias.

O novo ano vai começar com uma tomada de posse nos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, concelho de Penafiel. Dia 11 de janeiro, às 11h, o 2.º comandante, Jorge Alves, e o adjunto de comando, Ricardo Costa, vão tomar posse numa cerimónia que irá decorrer no salão nobre da corporação. Com esta tomada de posse, o quadro de

A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na reunião realizada a 15 de dezembro, uma proposta para a instalação de uma escultura de homenagem à cerâmica na rotunda da Estrada Nacional 110, junto ao acesso à A13 Norte, num ponto de ligação entre a freguesia da Asseiceira e a freguesia de Paialvo (Charneca da […]

Responder aos desafios colocados pelo envelhecimento da população exige profissionais ...


