O alerta para o incêndio foi dado por volta das 13h15, numa área de mato. A resposta foi imediata, mobilizando, segundo a Proteção Civil, 156 operacionais, 45 viaturas e oito meios aéreos para o local. A decisão de encerrar os passadiços e a ponte foi comunicada através das redes sociais, com a justificação de garantir a segurança dos visitantes: "Por motivos de segurança, e devido a um incêndio ativo na zona envolvente, os Passadiços do Paiva e a ponte 516 Arouca encontram-se temporariamente encerrados". Uma fonte da loja interativa de Turismo de Arouca confirmou à Lusa que, embora o fogo não tivesse atingido diretamente as infraestruturas, a medida foi tomada por precaução e manter-se-ia durante o resto do dia. Este incidente reacendeu as memórias de ocorrências passadas, nomeadamente o incêndio de setembro de 2024, que destruiu cerca de dois quilómetros dos passadiços, um quarto da sua extensão total. A recuperação dessa secção demorou três meses e teve um custo superior a 200 mil euros, evidenciando a vulnerabilidade destas estruturas e o impacto económico e turístico que os incêndios rurais podem ter.
Incêndio em Arouca leva ao encerramento preventivo dos Passadiços do Paiva
Um incêndio florestal no concelho de Arouca obrigou ao encerramento preventivo dos Passadiços do Paiva e da ponte suspensa 516 Arouca, duas das mais importantes infraestruturas turísticas da região. A medida de segurança foi implementada enquanto mais de uma centena de operacionais, apoiados por meios aéreos, combatiam as chamas que lavravam com intensidade na zona de Alvarenga.



Artigos
15
Já se encontra formalizado o contrato de planeamento com vista à elaboração do Plano de Pormenor de Aveiras de Cima Norte. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, e pelo representante das sociedades que serão responsáveis pela execução do plano, no caso, Averrões, Lda., AVICENNA, Lda., e ALKINDUS, […] O conteúdo MUNICÍPIO DE AZAMBUJA ASSINA CONTRATO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR AVEIRAS DE CIMA NORTE aparece primeiro em Comercio e Noticias.

O novo ano vai começar com uma tomada de posse nos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, concelho de Penafiel. Dia 11 de janeiro, às 11h, o 2.º comandante, Jorge Alves, e o adjunto de comando, Ricardo Costa, vão tomar posse numa cerimónia que irá decorrer no salão nobre da corporação. Com esta tomada de posse, o quadro de

A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na reunião realizada a 15 de dezembro, uma proposta para a instalação de uma escultura de homenagem à cerâmica na rotunda da Estrada Nacional 110, junto ao acesso à A13 Norte, num ponto de ligação entre a freguesia da Asseiceira e a freguesia de Paialvo (Charneca da […]

Responder aos desafios colocados pelo envelhecimento da população exige profissionais ...


