Num comunicado emitido no contexto do Dia Mundial da Conservação da Natureza, a GNR detalhou que a operação envolverá várias valências, incluindo o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a valência Territorial e a de Investigação Criminal. A GNR apelou à população para a adoção de comportamentos seguros, recordando a proibição de fumar, fazer lume ou fogueiras, realizar queimas ou queimadas e lançar foguetes em espaços florestais durante os períodos de maior risco. A força de segurança divulgou também dados operacionais referentes ao combate a incêndios rurais: entre 1 de janeiro e 21 de julho de 2025, foram realizadas mais de 28.699 patrulhas, que resultaram na detenção de 29 indivíduos e na identificação de 458 suspeitos. Neste período, foram registados 3.678 incêndios, que consumiram uma área provisória de 11.539 hectares. A análise das causas dos incêndios investigados pela GNR revelou que 35% se deveram ao uso negligente do fogo, enquanto 21,5% tiveram origem em incendiarismo. A GNR recordou ainda a existência da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncias e esclarecimentos.
GNR reforça patrulhamento nacional para prevenção de incêndios rurais
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço do patrulhamento de prevenção contra incêndios rurais em todo o território nacional, em resposta ao agravamento das condições meteorológicas. A medida visa intensificar a vigilância em zonas de risco elevado, muito elevado e máximo, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco e a ocorrência de incêndios.



Artigos
5
Já se encontra formalizado o contrato de planeamento com vista à elaboração do Plano de Pormenor de Aveiras de Cima Norte. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, e pelo representante das sociedades que serão responsáveis pela execução do plano, no caso, Averrões, Lda., AVICENNA, Lda., e ALKINDUS, […] O conteúdo MUNICÍPIO DE AZAMBUJA ASSINA CONTRATO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR AVEIRAS DE CIMA NORTE aparece primeiro em Comercio e Noticias.

O novo ano vai começar com uma tomada de posse nos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, concelho de Penafiel. Dia 11 de janeiro, às 11h, o 2.º comandante, Jorge Alves, e o adjunto de comando, Ricardo Costa, vão tomar posse numa cerimónia que irá decorrer no salão nobre da corporação. Com esta tomada de posse, o quadro de

A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na reunião realizada a 15 de dezembro, uma proposta para a instalação de uma escultura de homenagem à cerâmica na rotunda da Estrada Nacional 110, junto ao acesso à A13 Norte, num ponto de ligação entre a freguesia da Asseiceira e a freguesia de Paialvo (Charneca da […]

Responder aos desafios colocados pelo envelhecimento da população exige profissionais ...


