De acordo com as escalas publicadas no portal do SNS, os encerramentos afetaram hospitais como os do Barreiro, Vila Franca de Xira, Abrantes, Santarém, Santo André (Leiria) e Infante Dom Pedro (Aveiro). A urgência pediátrica de Vila Franca de Xira também esteve entre as encerradas. Alguns serviços, como os dos hospitais de Braga, Amadora-Sintra e São Bernardo (Setúbal), funcionaram em regime referenciado, recebendo apenas casos encaminhados pelo INEM ou pela Linha SNS24. A crise na prestação de cuidados urgentes teve consequências diretas e graves para a população, como evidenciado pelo caso de um parto realizado por uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior em plena autoestrada A1, após a grávida ter sido recusada em três hospitais por indisponibilidade dos serviços. A Liga dos Bombeiros Portugueses destacou este incidente como um exemplo da pressão crescente sobre os meios de socorro pré-hospitalar. A situação reflete os desafios estruturais do SNS, nomeadamente a falta de especialistas, que compromete a capacidade de resposta contínua em valências críticas.
Falta de médicos provoca encerramento de múltiplas urgências do SNS
Vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) enfrentaram o encerramento de serviços de urgência durante o fim de semana, afetando principalmente as áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria. A situação, que abrangeu unidades de norte a sul do país, obrigou ao reencaminhamento de utentes e levou as autoridades de saúde a reforçar o apelo para que a população contacte a Linha SNS24 antes de se dirigir aos hospitais.



Artigos
24
Já se encontra formalizado o contrato de planeamento com vista à elaboração do Plano de Pormenor de Aveiras de Cima Norte. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, e pelo representante das sociedades que serão responsáveis pela execução do plano, no caso, Averrões, Lda., AVICENNA, Lda., e ALKINDUS, […] O conteúdo MUNICÍPIO DE AZAMBUJA ASSINA CONTRATO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR AVEIRAS DE CIMA NORTE aparece primeiro em Comercio e Noticias.

O novo ano vai começar com uma tomada de posse nos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, concelho de Penafiel. Dia 11 de janeiro, às 11h, o 2.º comandante, Jorge Alves, e o adjunto de comando, Ricardo Costa, vão tomar posse numa cerimónia que irá decorrer no salão nobre da corporação. Com esta tomada de posse, o quadro de

A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na reunião realizada a 15 de dezembro, uma proposta para a instalação de uma escultura de homenagem à cerâmica na rotunda da Estrada Nacional 110, junto ao acesso à A13 Norte, num ponto de ligação entre a freguesia da Asseiceira e a freguesia de Paialvo (Charneca da […]

Responder aos desafios colocados pelo envelhecimento da população exige profissionais ...


