Entre 27 e 29 de julho, a Câmara de Sintra proibiu o acesso, circulação e permanência em espaços florestais, o que resultou no encerramento de monumentos emblemáticos como o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Convento dos Capuchos e o Parque e Palácio de Monserrate. No entanto, locais como a Quinta da Regaleira e os Palácios Nacionais de Sintra e Queluz permaneceram abertos ao público. A autarquia justificou a medida com a necessidade de proteger a serra, especialmente vulnerável após a queda de mais de 100.000 árvores devido à Depressão Martinho. Em Cascais, o presidente Carlos Carreiras emitiu uma Declaração de Situação de Alerta Municipal, interditando o acesso a áreas florestais como a Rua dos Capuchos e a Barragem do Rio da Mula. Ambas as autarquias reforçaram a vigilância em parceria com a GNR, Bombeiros, Parques de Sintra e o Exército, suspendendo também trabalhos de limpeza e proibindo queimadas e o uso de maquinaria que pudesse gerar faíscas.
Risco de incêndio leva ao encerramento da Serra de Sintra e a alerta municipal em Cascais
As Câmaras Municipais de Sintra e Cascais implementaram medidas preventivas rigorosas face ao risco muito elevado de incêndio rural, incluindo o encerramento do perímetro florestal da Serra de Sintra e a declaração de Situação de Alerta Municipal em Cascais. Estas ações visaram proteger o património natural, nomeadamente o Parque Natural Sintra-Cascais, e a segurança de pessoas e bens durante o período de maior perigo.



Artigos
12
Já se encontra formalizado o contrato de planeamento com vista à elaboração do Plano de Pormenor de Aveiras de Cima Norte. O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, e pelo representante das sociedades que serão responsáveis pela execução do plano, no caso, Averrões, Lda., AVICENNA, Lda., e ALKINDUS, […] O conteúdo MUNICÍPIO DE AZAMBUJA ASSINA CONTRATO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR AVEIRAS DE CIMA NORTE aparece primeiro em Comercio e Noticias.

O novo ano vai começar com uma tomada de posse nos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, concelho de Penafiel. Dia 11 de janeiro, às 11h, o 2.º comandante, Jorge Alves, e o adjunto de comando, Ricardo Costa, vão tomar posse numa cerimónia que irá decorrer no salão nobre da corporação. Com esta tomada de posse, o quadro de

A Câmara Municipal de Tomar aprovou por unanimidade, na reunião realizada a 15 de dezembro, uma proposta para a instalação de uma escultura de homenagem à cerâmica na rotunda da Estrada Nacional 110, junto ao acesso à A13 Norte, num ponto de ligação entre a freguesia da Asseiceira e a freguesia de Paialvo (Charneca da […]

Responder aos desafios colocados pelo envelhecimento da população exige profissionais ...


