O fogo, que teve início na freguesia de Alvarenga, em Arouca, na tarde de segunda-feira, expandiu-se rapidamente, afetando as freguesias de Canelas/Espiunca e Santa Eulália. A situação tornou-se particularmente crítica na aldeia de Vila Viçosa, que foi confinada para proteger as habitações, e no lugar do Seixo, em Castelo de Paiva, que ficou isolado pelas chamas. Embora algumas pessoas tenham sido retiradas preventivamente das suas casas, as autoridades informaram que estas já regressaram e que não há registo de danos em habitações primárias ou secundárias. Contudo, um armazém de uma fábrica de móveis ardeu parcialmente. O combate às chamas foi descrito como um grande desafio, com o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, a sublinhar as dificuldades impostas pelo "terreno acentuado e pelas condições climatéricas, porque o vento não tem dado descanso". A dimensão do incêndio exigiu uma resposta massiva, com mais de 680 operacionais, 228 viaturas e meios aéreos no terreno. A intensidade do fumo chegou a dificultar a atuação dos meios aéreos nas primeiras horas da manhã. Como medida de precaução, os populares Passadiços do Paiva e a ponte suspensa 516 Arouca foram temporariamente encerrados, um procedimento que já ocorrera em anos anteriores devido a incêndios na mesma zona.
Incêndio de grande dimensão em Arouca alastra a Castelo de Paiva e obriga à ativação de planos de emergência
Um violento incêndio rural que deflagrou em Arouca evoluiu para uma das ocorrências mais preocupantes a nível nacional, alastrando-se ao concelho vizinho de Castelo de Paiva e mobilizando centenas de operacionais. A rápida progressão das chamas, impulsionada pelo vento forte e pela orografia do terreno, obrigou à ativação dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil em ambos os concelhos, evidenciando a severidade da situação.



Artigos
5Local
Ver mais
A Junta Somos Arte (JSA), em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, abriu as inscrições para mais uma edição do Concurso de Presépios, iniciativa que pretende incentivar a criatividade, o artesanato local e a preservação das tradições natalícias. A participação é gratuita, mediante inscrição online até 15 de novembro, sendo o concurso aberto a […]

O Município da Guarda volta a marcar presença na INTUR – Feira de Turismo de Interior, que decorre de 13 a 16 de novembro, em Valladolid (Espanha), levando consigo a essência de um território onde a tradição, a genuinidade e a hospitalidade são o principal cartão de visita. Nesta edição, os visitantes serão convidados a […]

Sónia Sanfona foi reconduzida a mais um mandato à frente dos destinos de Alpiarça, mesmo depois de um mandato atribulado entre 2021 e 2025. O executivo já distribuiu os pelouros e o cargo de vice-presidente, que fica à responsabilidade de João Formiga, que substituiu Margarida Rosa do Céu, depois da cisão com o executivo no […] The post Executivo de Alpiarça já tem pelouros distribuídos first appeared on Notícias do Sorraia.

A startup portuguesa Swee, conhecida pelos seus gelados com -90% de açúcares, inaugurou a sua primeira loja física na Rua Augusta, em Lisboa. A abertura resulta de uma parceria com o Pestana Hotel Group, através da marca Olive, e marca a entrada da Swee no canal de restauração. Inspirado na tendência dos Smash Burgers, o […] O conteúdo Swee abre primeira pop-up store em Lisboa com conceito “Smash Swee” aparece primeiro em Grande Consumo.


