O combate às chamas, que deflagraram na freguesia de Lindoso, foi dificultado pelos "muitos reacendimentos", pelo vento forte e pelos acessos difíceis do terreno montanhoso, o que exigiu uma estratégia de "combate apeado, com combinação de meios aéreos". A frente ativa na zona da Ermida foi a que causou maior preocupação, obrigando ao confinamento da população, que se abrigou na igreja local. O autarca chegou a queixar-se da falta de meios aéreos nas fases iniciais, afirmando que "nesta altura, o país não tem capacidade para ter três ou quatro grandes incêndios ao mesmo tempo". Posteriormente, o dispositivo foi reforçado, inclusive com meios espanhóis. O incêndio provocou ferimentos ligeiros em quatro operacionais — dois bombeiros e dois sapadores florestais — que foram encaminhados para o hospital por precaução. Além do impacto ambiental numa área protegida, o fogo causou prejuízos materiais, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas. A situação levou a que equipas da organização IRA (Intervenção e Resgate Animal) se deslocassem para o local para prestar assistência a animais em risco.
Fogo em Ponte da Barca consome Parque Nacional da Peneda-Gerês e fere operacionais
Um incêndio que lavra desde sábado em Ponte da Barca, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), tornou-se numa das ocorrências mais complexas, mobilizando centenas de bombeiros e levando à evacuação preventiva de residentes. A situação agravou-se ao ponto de o presidente da Câmara, Augusto Marinho, descrever o cenário como "o inferno na Terra" e ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil.



Artigos
5
A Câmara Municipal de Seia aprovou a minuta de um protocolo a celebrar com o O conteúdo Câmara paga propinas a alunos dos CTeSP em Seia aparece primeiro em Seia Digital.

O evento, preparado em apenas duas semanas pelo novo executivo, transformou o concelho num “verdadeiro palco natalício”, com forte adesão de famílias e dinamização do espaço público e da economia local. “Ao longo dos 15 dias em que esteve aberto, o evento recebeu milhares de visitantes, vindos de todo o país e também da vizinha […]

Para incentivar a redução do uso de automóvel O conteúdo Guimarães com autocarros à borla para a passagem de ano aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Anadia distribuiu 150 cabazes de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade económica e social do concelho, com o propósito de proporcionar-lhes uma consoada mais condigna. À semelhança dos anos transatos, a seleção das famílias, a quem foram atribuídos os cabazes, teve por base medidas de política social, de discriminação social […]


