A habitação da mulher desalojada situava-se na aldeia de Vinagra, não tendo as fontes da Proteção Civil especificado se a casa ardeu total ou parcialmente. O combate às chamas foi descrito como particularmente difícil devido a múltiplos fatores adversos, incluindo "o vento forte, a dispersão de meios e a orografia do terreno". A ocorrência exigiu a mobilização de mais de 280 operacionais, que foram apoiados por 90 veículos e cinco meios aéreos para controlar a progressão do incêndio. A evacuação parcial da aldeia de Vinagra foi uma medida preventiva crucial para garantir a segurança dos residentes face à proximidade e intensidade das chamas. Este evento destaca não apenas os danos ambientais e materiais causados pelos incêndios rurais, mas também o seu impacto humano direto, com famílias a perderem as suas casas e a serem forçadas a abandonar as suas comunidades temporariamente. A situação em Nisa serve como um alerta para a vulnerabilidade das pequenas aldeias rurais, onde a proximidade entre as áreas florestais e as zonas habitacionais aumenta exponencialmente o risco em caso de incêndio.
Fogo em Nisa deixa mulher desalojada e obriga à evacuação parcial de aldeia
Um incêndio florestal no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, teve um impacto social significativo ao deixar uma mulher desalojada e forçar a evacuação parcial da aldeia de Vinagra. O fogo, que consumiu uma área de pinhal e eucaliptal, aproximou-se perigosamente da povoação, levando as autoridades a retirar os moradores por precaução.



Artigos
5Local
Ver mais
A Junta Somos Arte (JSA), em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, abriu as inscrições para mais uma edição do Concurso de Presépios, iniciativa que pretende incentivar a criatividade, o artesanato local e a preservação das tradições natalícias. A participação é gratuita, mediante inscrição online até 15 de novembro, sendo o concurso aberto a […]

O Município da Guarda volta a marcar presença na INTUR – Feira de Turismo de Interior, que decorre de 13 a 16 de novembro, em Valladolid (Espanha), levando consigo a essência de um território onde a tradição, a genuinidade e a hospitalidade são o principal cartão de visita. Nesta edição, os visitantes serão convidados a […]

Sónia Sanfona foi reconduzida a mais um mandato à frente dos destinos de Alpiarça, mesmo depois de um mandato atribulado entre 2021 e 2025. O executivo já distribuiu os pelouros e o cargo de vice-presidente, que fica à responsabilidade de João Formiga, que substituiu Margarida Rosa do Céu, depois da cisão com o executivo no […] The post Executivo de Alpiarça já tem pelouros distribuídos first appeared on Notícias do Sorraia.

A startup portuguesa Swee, conhecida pelos seus gelados com -90% de açúcares, inaugurou a sua primeira loja física na Rua Augusta, em Lisboa. A abertura resulta de uma parceria com o Pestana Hotel Group, através da marca Olive, e marca a entrada da Swee no canal de restauração. Inspirado na tendência dos Smash Burgers, o […] O conteúdo Swee abre primeira pop-up store em Lisboa com conceito “Smash Swee” aparece primeiro em Grande Consumo.


