A habitação da mulher desalojada situava-se na aldeia de Vinagra, não tendo as fontes da Proteção Civil especificado se a casa ardeu total ou parcialmente. O combate às chamas foi descrito como particularmente difícil devido a múltiplos fatores adversos, incluindo "o vento forte, a dispersão de meios e a orografia do terreno". A ocorrência exigiu a mobilização de mais de 280 operacionais, que foram apoiados por 90 veículos e cinco meios aéreos para controlar a progressão do incêndio. A evacuação parcial da aldeia de Vinagra foi uma medida preventiva crucial para garantir a segurança dos residentes face à proximidade e intensidade das chamas. Este evento destaca não apenas os danos ambientais e materiais causados pelos incêndios rurais, mas também o seu impacto humano direto, com famílias a perderem as suas casas e a serem forçadas a abandonar as suas comunidades temporariamente. A situação em Nisa serve como um alerta para a vulnerabilidade das pequenas aldeias rurais, onde a proximidade entre as áreas florestais e as zonas habitacionais aumenta exponencialmente o risco em caso de incêndio.
Fogo em Nisa deixa mulher desalojada e obriga à evacuação parcial de aldeia
Um incêndio florestal no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, teve um impacto social significativo ao deixar uma mulher desalojada e forçar a evacuação parcial da aldeia de Vinagra. O fogo, que consumiu uma área de pinhal e eucaliptal, aproximou-se perigosamente da povoação, levando as autoridades a retirar os moradores por precaução.



Artigos
5
A Câmara Municipal de Seia aprovou a minuta de um protocolo a celebrar com o O conteúdo Câmara paga propinas a alunos dos CTeSP em Seia aparece primeiro em Seia Digital.

O evento, preparado em apenas duas semanas pelo novo executivo, transformou o concelho num “verdadeiro palco natalício”, com forte adesão de famílias e dinamização do espaço público e da economia local. “Ao longo dos 15 dias em que esteve aberto, o evento recebeu milhares de visitantes, vindos de todo o país e também da vizinha […]

Para incentivar a redução do uso de automóvel O conteúdo Guimarães com autocarros à borla para a passagem de ano aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Anadia distribuiu 150 cabazes de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade económica e social do concelho, com o propósito de proporcionar-lhes uma consoada mais condigna. À semelhança dos anos transatos, a seleção das famílias, a quem foram atribuídos os cabazes, teve por base medidas de política social, de discriminação social […]


