A DGS aconselhou a população a evitar a exposição ao fumo, recomendando que as pessoas se mantenham dentro de casa com portas e janelas fechadas, utilizando ar condicionado no modo de recirculação de ar, se possível. Foi também desaconselhado o uso de fontes de combustão internas, como aparelhos a gás ou velas, e a realização de atividades no exterior. Para situações de exposição inevitável, a autoridade de saúde recomendou o uso de máscara ou respirador (N95). Foi dado um enfoque especial aos grupos mais vulneráveis, como doentes com asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica, a quem foi aconselhado manter a medicação habitual e seguir as indicações médicas. A DGS aproveitou ainda para desmistificar a crença popular de que ingerir leite ajuda em caso de intoxicação por fumo, afirmando que "não vem descrito em artigos científicos a sua utilidade. O leite não é um antídoto do monóxido de carbono". Em caso de sintomas como queimaduras faciais, dificuldade respiratória ou alteração do estado de consciência, a recomendação foi ligar para a linha SNS24 ou, em emergência, para o 112.
Direção-Geral da Saúde emite recomendações para proteção contra o fumo dos incêndios
Face à vaga de incêndios que assolou o país e ao consequente aumento da exposição da população ao fumo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um conjunto de recomendações e alertas de saúde pública. As orientações visaram proteger os cidadãos dos perigos da inalação de fumo, que pode provocar danos nas vias respiratórias por queimadura ou pela toxicidade dos seus componentes químicos.



Artigos
5
A Câmara Municipal de Seia aprovou a minuta de um protocolo a celebrar com o O conteúdo Câmara paga propinas a alunos dos CTeSP em Seia aparece primeiro em Seia Digital.

O evento, preparado em apenas duas semanas pelo novo executivo, transformou o concelho num “verdadeiro palco natalício”, com forte adesão de famílias e dinamização do espaço público e da economia local. “Ao longo dos 15 dias em que esteve aberto, o evento recebeu milhares de visitantes, vindos de todo o país e também da vizinha […]

Para incentivar a redução do uso de automóvel O conteúdo Guimarães com autocarros à borla para a passagem de ano aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Anadia distribuiu 150 cabazes de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade económica e social do concelho, com o propósito de proporcionar-lhes uma consoada mais condigna. À semelhança dos anos transatos, a seleção das famílias, a quem foram atribuídos os cabazes, teve por base medidas de política social, de discriminação social […]


