A GNR informou que iria intensificar a vigilância em zonas de risco elevado, muito elevado e máximo, através das suas diversas valências, incluindo o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), a valência Territorial e a de Investigação Criminal. O objetivo principal é prevenir comportamentos de risco e a deflagração de incêndios. A força de segurança emitiu um apelo à população para a adoção de comportamentos seguros, relembrando a proibição de fumar, fazer lume ou fogueiras, realizar queimas ou queimadas, e utilizar maquinaria agrícola sem os devidos equipamentos de segurança, como extintores e sistemas de retenção de faúlhas. No balanço da sua atividade desde o início do ano até 21 de julho, a GNR revelou ter realizado mais de 28.699 patrulhas de vigilância, que resultaram na detenção de 29 indivíduos pelo crime de incêndio florestal e na identificação de 458 suspeitos. Os dados sobre as causas dos incêndios investigados indicam que 35% se deveram a uso negligente do fogo e 21,5% a incendiarismo, reforçando a importância da prevenção e da fiscalização.
GNR reforça patrulhamento nacional para prevenir incêndios rurais
Perante o agravamento do perigo de incêndio em todo o território nacional, a Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço do patrulhamento de visibilidade. Esta medida preventiva visa combater a ocorrência de incêndios rurais, num período marcado por altas temperaturas, vento forte e baixa humidade relativa.



Artigos
5Local
Ver mais
A Junta Somos Arte (JSA), em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, abriu as inscrições para mais uma edição do Concurso de Presépios, iniciativa que pretende incentivar a criatividade, o artesanato local e a preservação das tradições natalícias. A participação é gratuita, mediante inscrição online até 15 de novembro, sendo o concurso aberto a […]

O Município da Guarda volta a marcar presença na INTUR – Feira de Turismo de Interior, que decorre de 13 a 16 de novembro, em Valladolid (Espanha), levando consigo a essência de um território onde a tradição, a genuinidade e a hospitalidade são o principal cartão de visita. Nesta edição, os visitantes serão convidados a […]

Sónia Sanfona foi reconduzida a mais um mandato à frente dos destinos de Alpiarça, mesmo depois de um mandato atribulado entre 2021 e 2025. O executivo já distribuiu os pelouros e o cargo de vice-presidente, que fica à responsabilidade de João Formiga, que substituiu Margarida Rosa do Céu, depois da cisão com o executivo no […] The post Executivo de Alpiarça já tem pelouros distribuídos first appeared on Notícias do Sorraia.

A startup portuguesa Swee, conhecida pelos seus gelados com -90% de açúcares, inaugurou a sua primeira loja física na Rua Augusta, em Lisboa. A abertura resulta de uma parceria com o Pestana Hotel Group, através da marca Olive, e marca a entrada da Swee no canal de restauração. Inspirado na tendência dos Smash Burgers, o […] O conteúdo Swee abre primeira pop-up store em Lisboa com conceito “Smash Swee” aparece primeiro em Grande Consumo.


