O incêndio, que consumiu mais de 2.000 hectares, tornou-se uma das maiores preocupações a nível nacional, com o presidente da Câmara de Ponte da Barca a descrever a situação como um “completo desespero e frustração”. As chamas chegaram a estar a 300 metros da aldeia de Germil, que conta com cerca de 40 habitantes, e a população da Ermida teve de ser confinada por segurança, com alguns idosos a abrigarem-se na igreja local. O impacto económico foi imediato, com operadores turísticos a relatarem cancelamentos e um futuro incerto. Joel Pereira, sócio de uma empresa de ‘canyoning’, descreveu um cenário desolador: “Ardeu tudo, está tudo negro. O que as pessoas vêm ver e desfrutar desapareceu. Mais de metade da faturação do ano desapareceu”. O autarca Augusto Marinho expressou a sua indignação pela falta de meios, afirmando: “É impossível combater este incêndio com apenas um meio aéreo. Esta frase diz tudo. Estou indignado, revoltado”. O pedido de ajuda externa visava obter um reforço de meios aéreos para controlar um fogo em terreno de difícil acesso e de elevado valor ecológico.
Fogo prolongado no Parque Nacional da Peneda-Gerês ameaça aldeias e turismo
Um incêndio que lavrou durante vários dias no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Ponte da Barca, colocou em risco aldeias como Germil e Ermida, gerando um forte impacto na economia local dependente do turismo. A dimensão do fogo levou o autarca Augusto Marinho a apelar ao Governo para que acionasse o Mecanismo Europeu de Proteção Civil.



Artigos
5Local
Ver mais
Barbudo voltou a viver na noite de terça-feira uma situação que tem deixado muitos moradores cansados e indignados. A Rua de Parada, estreita e com acesso limitado, voltou a impedir a passagem de uma ambulância. Desta vez, um idoso teve de ser conduzido de maca, à mão, até ao veículo de socorro estacionado mais abaixo. […] O conteúdo Sem acesso para ambulância, doente foi levado à chuva pelos bombeiros de Vila Verde aparece primeiro em Semanário VOX.

Está agendada para esta sexta-feira, dia 7, às 21h00, na sede do Partido Social Democrata, na Praça da República n.º7, uma “Assembleia de Militantes” com apenas dois pontos na “Ordem de trabalhos”: “Análise dos resultados eleitorais das autárquicas” e “Outros assuntos”. Recorde-se que no dia seguinte ao conhecimento dos resultados oficiais, a candidatura de Luísa […]

O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, será o palco do evento «Castanhas e Cantigas», no dia 11 de novembro, pelas 14h30. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, assinala o Magusto de São Martinho com um programa dedicado à música, poesia e tradição. A celebração inicia-se às 14h30 com a interpretação de cantigas […]

No dia 15 de novembro, às 15 horas, a Fonte ...


