O fogo, que deflagrou na serra de São Miguel, evoluiu rapidamente devido ao vento forte e à orografia do terreno, tornando o combate particularmente difícil. A presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, confirmou que os habitantes evacuados foram acolhidos no Pavilhão Municipal, garantindo que regressariam a casa assim que as condições de segurança o permitissem. O comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil, Rui Conchinha, descreveu o teatro de operações como “preocupante pela sua dimensão e pelo potencial de risco que tem para poder reativar”. Além da vasta área florestal destruída, o fogo atingiu infraestruturas agrícolas, uma oficina com maquinaria e duas viaturas. Embora inicialmente se temesse a perda de habitações, as autoridades confirmaram mais tarde que apenas uma mulher ficou desalojada, pois vivia “aparentemente em tenda ou algo parecido”. O combate mobilizou mais de 300 operacionais e vários meios aéreos, e um bombeiro sofreu ferimentos ligeiros durante as operações.
Incêndio em Nisa força evacuação de aldeias e deixa rasto de destruição
Um violento incêndio no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, obrigou à evacuação preventiva de várias aldeias, incluindo Pé da Serra, São Simão e parte de Vinagra. As chamas consumiram cerca de mil hectares de floresta, cortaram a Estrada Nacional 18 e causaram ferimentos num bombeiro, além de deixarem uma mulher desalojada.



Artigos
5Local
Ver mais
Barbudo voltou a viver na noite de terça-feira uma situação que tem deixado muitos moradores cansados e indignados. A Rua de Parada, estreita e com acesso limitado, voltou a impedir a passagem de uma ambulância. Desta vez, um idoso teve de ser conduzido de maca, à mão, até ao veículo de socorro estacionado mais abaixo. […] O conteúdo Sem acesso para ambulância, doente foi levado à chuva pelos bombeiros de Vila Verde aparece primeiro em Semanário VOX.

Está agendada para esta sexta-feira, dia 7, às 21h00, na sede do Partido Social Democrata, na Praça da República n.º7, uma “Assembleia de Militantes” com apenas dois pontos na “Ordem de trabalhos”: “Análise dos resultados eleitorais das autárquicas” e “Outros assuntos”. Recorde-se que no dia seguinte ao conhecimento dos resultados oficiais, a candidatura de Luísa […]

O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, será o palco do evento «Castanhas e Cantigas», no dia 11 de novembro, pelas 14h30. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, assinala o Magusto de São Martinho com um programa dedicado à música, poesia e tradição. A celebração inicia-se às 14h30 com a interpretação de cantigas […]

No dia 15 de novembro, às 15 horas, a Fonte ...


