O fogo, que deflagrou na noite de segunda-feira na freguesia de Rebordões, evoluiu rapidamente devido ao vento, criando uma frente ativa com seis quilómetros que se estendeu até Vitorino de Piães. O presidente da Câmara, Vasco Ferraz, descreveu a situação como muito difícil, explicando que, por precaução, “as crianças da creche da Facha foram deslocalizadas para o centro escolar” e “os idosos do Lar da Facha foram mantidos em casa, sendo-lhes garantido apoio domiciliário”. Habitantes de duas aldeias com apenas uma via de acesso também foram retirados durante a noite. O comandante dos bombeiros, Carlos Lima, lamentou a ausência de apoio aéreo durante a tarde, afirmando que “infelizmente não há disponibilidade de meios aéreos para aqui”, uma vez que estavam alocados a outras prioridades no país. O autarca corroborou esta dificuldade, referindo que “o país não tem capacidade para ter três ou quatro grandes incêndios ao mesmo tempo”, o que faz com que “os pequenos incêndios escalem e se tornem em grandes incêndios”.
Fogo em Ponte de Lima obriga à retirada de crianças de creche e idosos de lar
Um incêndio de grandes dimensões em Ponte de Lima ameaçou habitações e levou à evacuação preventiva de crianças de uma creche e de idosos de um lar na freguesia da Facha. As autoridades locais alertaram para a falta de meios aéreos, o que dificultou as operações de combate numa zona de orografia complexa.



Artigos
5
A Câmara Municipal de Seia aprovou a minuta de um protocolo a celebrar com o O conteúdo Câmara paga propinas a alunos dos CTeSP em Seia aparece primeiro em Seia Digital.

O evento, preparado em apenas duas semanas pelo novo executivo, transformou o concelho num “verdadeiro palco natalício”, com forte adesão de famílias e dinamização do espaço público e da economia local. “Ao longo dos 15 dias em que esteve aberto, o evento recebeu milhares de visitantes, vindos de todo o país e também da vizinha […]

Para incentivar a redução do uso de automóvel O conteúdo Guimarães com autocarros à borla para a passagem de ano aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Anadia distribuiu 150 cabazes de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade económica e social do concelho, com o propósito de proporcionar-lhes uma consoada mais condigna. À semelhança dos anos transatos, a seleção das famílias, a quem foram atribuídos os cabazes, teve por base medidas de política social, de discriminação social […]


