O fogo, que deflagrou na noite de segunda-feira na freguesia de Rebordões, evoluiu rapidamente devido ao vento, criando uma frente ativa com seis quilómetros que se estendeu até Vitorino de Piães. O presidente da Câmara, Vasco Ferraz, descreveu a situação como muito difícil, explicando que, por precaução, “as crianças da creche da Facha foram deslocalizadas para o centro escolar” e “os idosos do Lar da Facha foram mantidos em casa, sendo-lhes garantido apoio domiciliário”. Habitantes de duas aldeias com apenas uma via de acesso também foram retirados durante a noite. O comandante dos bombeiros, Carlos Lima, lamentou a ausência de apoio aéreo durante a tarde, afirmando que “infelizmente não há disponibilidade de meios aéreos para aqui”, uma vez que estavam alocados a outras prioridades no país. O autarca corroborou esta dificuldade, referindo que “o país não tem capacidade para ter três ou quatro grandes incêndios ao mesmo tempo”, o que faz com que “os pequenos incêndios escalem e se tornem em grandes incêndios”.
Fogo em Ponte de Lima obriga à retirada de crianças de creche e idosos de lar
Um incêndio de grandes dimensões em Ponte de Lima ameaçou habitações e levou à evacuação preventiva de crianças de uma creche e de idosos de um lar na freguesia da Facha. As autoridades locais alertaram para a falta de meios aéreos, o que dificultou as operações de combate numa zona de orografia complexa.



Artigos
5Local
Ver mais
Barbudo voltou a viver na noite de terça-feira uma situação que tem deixado muitos moradores cansados e indignados. A Rua de Parada, estreita e com acesso limitado, voltou a impedir a passagem de uma ambulância. Desta vez, um idoso teve de ser conduzido de maca, à mão, até ao veículo de socorro estacionado mais abaixo. […] O conteúdo Sem acesso para ambulância, doente foi levado à chuva pelos bombeiros de Vila Verde aparece primeiro em Semanário VOX.

Está agendada para esta sexta-feira, dia 7, às 21h00, na sede do Partido Social Democrata, na Praça da República n.º7, uma “Assembleia de Militantes” com apenas dois pontos na “Ordem de trabalhos”: “Análise dos resultados eleitorais das autárquicas” e “Outros assuntos”. Recorde-se que no dia seguinte ao conhecimento dos resultados oficiais, a candidatura de Luísa […]

O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, será o palco do evento «Castanhas e Cantigas», no dia 11 de novembro, pelas 14h30. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, assinala o Magusto de São Martinho com um programa dedicado à música, poesia e tradição. A celebração inicia-se às 14h30 com a interpretação de cantigas […]

No dia 15 de novembro, às 15 horas, a Fonte ...


