A greve abrange todos os profissionais do SNS na região e visa exigir medidas governamentais para a fixação de trabalhadores. André Gomes, do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, declarou que “os utentes precisam é de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e assistentes técnicos”, criticando o que considera ser “maquilhagem” para os problemas estruturais. A falta de habitação a preços acessíveis é um dos principais entraves à fixação de profissionais. Alda Pereira, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, estima que faltem cerca de 1.500 enfermeiros na região, descrevendo a situação como o “caos” e sublinhando que cerca de uma centena de enfermeiros pediram escusa de responsabilidade nas últimas semanas por exaustão. Rosa Franco, do sindicato dos trabalhadores em funções públicas, reforçou que a falta de pessoal afeta todos os setores, com muitos auxiliares a fazerem turnos de 16 horas. A greve surge como um alerta para a insustentabilidade do sistema, que opera com uma “manta já curta” para a população residente e que se torna manifestamente insuficiente para a afluência turística do verão.
Profissionais de saúde do Algarve avançam com greve em pleno verão
Sindicatos representativos de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde convocaram uma greve de 24 horas no Algarve para 7 de agosto, como forma de protesto contra a falta de pessoal e a degradação das condições de trabalho. A paralisação constitui um aviso significativo sobre a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) numa região que vê a sua população triplicar durante a época balnear.



Artigos
5
A Câmara Municipal de Seia aprovou a minuta de um protocolo a celebrar com o O conteúdo Câmara paga propinas a alunos dos CTeSP em Seia aparece primeiro em Seia Digital.

O evento, preparado em apenas duas semanas pelo novo executivo, transformou o concelho num “verdadeiro palco natalício”, com forte adesão de famílias e dinamização do espaço público e da economia local. “Ao longo dos 15 dias em que esteve aberto, o evento recebeu milhares de visitantes, vindos de todo o país e também da vizinha […]

Para incentivar a redução do uso de automóvel O conteúdo Guimarães com autocarros à borla para a passagem de ano aparece primeiro em O MINHO.

O Município de Anadia distribuiu 150 cabazes de Natal a famílias em situação de maior vulnerabilidade económica e social do concelho, com o propósito de proporcionar-lhes uma consoada mais condigna. À semelhança dos anos transatos, a seleção das famílias, a quem foram atribuídos os cabazes, teve por base medidas de política social, de discriminação social […]


