A greve abrange todos os profissionais do SNS na região e visa exigir medidas governamentais para a fixação de trabalhadores. André Gomes, do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, declarou que “os utentes precisam é de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e assistentes técnicos”, criticando o que considera ser “maquilhagem” para os problemas estruturais. A falta de habitação a preços acessíveis é um dos principais entraves à fixação de profissionais. Alda Pereira, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, estima que faltem cerca de 1.500 enfermeiros na região, descrevendo a situação como o “caos” e sublinhando que cerca de uma centena de enfermeiros pediram escusa de responsabilidade nas últimas semanas por exaustão. Rosa Franco, do sindicato dos trabalhadores em funções públicas, reforçou que a falta de pessoal afeta todos os setores, com muitos auxiliares a fazerem turnos de 16 horas. A greve surge como um alerta para a insustentabilidade do sistema, que opera com uma “manta já curta” para a população residente e que se torna manifestamente insuficiente para a afluência turística do verão.
Profissionais de saúde do Algarve avançam com greve em pleno verão
Sindicatos representativos de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde convocaram uma greve de 24 horas no Algarve para 7 de agosto, como forma de protesto contra a falta de pessoal e a degradação das condições de trabalho. A paralisação constitui um aviso significativo sobre a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) numa região que vê a sua população triplicar durante a época balnear.



Artigos
5Local
Ver mais
Barbudo voltou a viver na noite de terça-feira uma situação que tem deixado muitos moradores cansados e indignados. A Rua de Parada, estreita e com acesso limitado, voltou a impedir a passagem de uma ambulância. Desta vez, um idoso teve de ser conduzido de maca, à mão, até ao veículo de socorro estacionado mais abaixo. […] O conteúdo Sem acesso para ambulância, doente foi levado à chuva pelos bombeiros de Vila Verde aparece primeiro em Semanário VOX.

Está agendada para esta sexta-feira, dia 7, às 21h00, na sede do Partido Social Democrata, na Praça da República n.º7, uma “Assembleia de Militantes” com apenas dois pontos na “Ordem de trabalhos”: “Análise dos resultados eleitorais das autárquicas” e “Outros assuntos”. Recorde-se que no dia seguinte ao conhecimento dos resultados oficiais, a candidatura de Luísa […]

O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, será o palco do evento «Castanhas e Cantigas», no dia 11 de novembro, pelas 14h30. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, assinala o Magusto de São Martinho com um programa dedicado à música, poesia e tradição. A celebração inicia-se às 14h30 com a interpretação de cantigas […]

No dia 15 de novembro, às 15 horas, a Fonte ...


