As previsões meteorológicas apontaram para a continuação de tempo quente e seco, com o aviso amarelo a prolongar-se por vários dias na maioria dos distritos. A situação de perigo máximo de incêndio rural abrangeu concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Santarém. O IPMA explicou que este nível de perigo é calculado com base na temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. As autoridades, como a GNR e a Proteção Civil, reforçaram os apelos à população para a adoção de comportamentos seguros, proibindo queimas, queimadas e o uso de fogo em espaços rurais. A conjugação destes fatores meteorológicos adversos coincidiu com a deflagração de vários incêndios de grande dimensão em todo o país, confirmando a elevada vulnerabilidade do território.
Calor intenso e risco máximo de incêndio colocam país em alerta
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para quase todo o território de Portugal continental devido a uma onda de calor persistente, com temperaturas a atingirem os 40ºC em várias regiões. Este alerta meteorológico foi acompanhado por um aviso de perigo máximo de incêndio rural em vastas áreas do interior Norte, Centro e Algarve, criando condições extremamente favoráveis à ocorrência e propagação de fogos.



Artigos
5Local
Ver mais
Barbudo voltou a viver na noite de terça-feira uma situação que tem deixado muitos moradores cansados e indignados. A Rua de Parada, estreita e com acesso limitado, voltou a impedir a passagem de uma ambulância. Desta vez, um idoso teve de ser conduzido de maca, à mão, até ao veículo de socorro estacionado mais abaixo. […] O conteúdo Sem acesso para ambulância, doente foi levado à chuva pelos bombeiros de Vila Verde aparece primeiro em Semanário VOX.

Está agendada para esta sexta-feira, dia 7, às 21h00, na sede do Partido Social Democrata, na Praça da República n.º7, uma “Assembleia de Militantes” com apenas dois pontos na “Ordem de trabalhos”: “Análise dos resultados eleitorais das autárquicas” e “Outros assuntos”. Recorde-se que no dia seguinte ao conhecimento dos resultados oficiais, a candidatura de Luísa […]

O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, será o palco do evento «Castanhas e Cantigas», no dia 11 de novembro, pelas 14h30. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Estremoz, assinala o Magusto de São Martinho com um programa dedicado à música, poesia e tradição. A celebração inicia-se às 14h30 com a interpretação de cantigas […]

No dia 15 de novembro, às 15 horas, a Fonte ...


